Notícias

10-12-2013
ACGZ e ABCZ se reúnem com a Farsul



 O último 5 de dezembro marcou a realização do encontro entre a diretoria executiva da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) com o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto na sede da entidade em Porto Alegre (RS). A ACGZ estava representada por seu presidente José Adalmir Ribeiro do Amaral, que também é conselheiro da ABCZ no Rio Grande do Sul. Pela ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, presidente da associação, marcou presença, juntamente com os diretores Antonio Pitangui de Salvo e José de Castro. Também participaram da reunião o diretor da Farsul Francisco Lineu Schardong, o técnico da ABCZ Edon Braga, o conselheiro da ABCZ Inácio Simão Paz Martins, o vice-presidente da ACGZ Valdir Rodrigues e o gerente executivo da ACGZ Nathã Carvalho, além do superintendente estadual do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) Gilmar Tietböhl. 
 
Na pauta, como as raças zebuínas e ações conjuntas entre as entidades podem corroborar para potencializar a pecuária gaúcha. “A resistência a parasitas e a capacidade de conversão alimentar de produtos de menor valor nutricional fazem o zebu ser competitivo no Sul, principalmente através de sua utilização nos cruzamentos para a produção de novilhos mais eficientes. A utilização da genética de raças zebuínas é estratégica para a pecuária, que na nossa região, também está sendo pressionada pela produção de grãos para áreas de relevo mais acidentado ou de solos menos férteis e precisa se tornar cada vez mais efetiva”, disse Amaral, presidente da ACGZ.
 
Luiz Claudio Paranhos apresentou o escopo de programas da ABCZ que pode agregar informações técnicas e apoiar as ações de treinamento de mão de obra e formação de profissionais na região. Uma forma abordada na ocasião foi a inclusão de módulos sobre o zebu nos cursos promovidos pela FARSUL através do SENAR-RS. “Para muitas condições de manejo, gestão e criação, o conhecimento que já reunimos pode fazer diferença e ajudar o produtor que está inserido nas cadeias da carne e do leite do Rio Grande do Sul. Esta reunião foi satisfatória para aproximar as entidades que têm objetivos comuns”, disse Paranhos. “A FARSUL está de portas abertas para a ACGZ e a ABCZ. Com certeza podemos criar ações conjuntas e fazer mais pela pecuária”, declarou o presidente da Farsul, que também lembrou a pecuária leiteira como foco de potenciais atividades. 
 
Além das ideias e projetos debatidos, ficou previamente acertada na reunião a participação do zebu e seus cruzamentos na Vitrine da Carne Gaúcha, evento que tem a proposta de apresentar cortes e formas de preparo de carnes para o público e que acontece durante na Expointer, tradicional feira do agronegócio que é realizada em Esteio. “Ficou claro para nós o desejo da Farsul em selar esta parceria conosco para juntos trabalharmos por uma pecuária mais forte. De nossa parte e tenho certeza que da ABCZ também, não mediremos esforços para desenvolver estes trabalhos” finalizou Amaral. 
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012