Notícias

08-10-2013
Zebu na Universidade no Instituto Federal de Sertão/RS



Mais uma etapa realizada  do projeto Zebu na Universidade, desta vez em evento promovido pelo Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai - CAZAU, organização oriunda do curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal RS - Campus Sertão, na tarde de sexta-feira, 04 de outubro. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as potencialidades dos zebuínos e seu emprego em cruzamentos no Rio Grande do Sul, através da palestra ministrada pelo superintendente técnico da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), Thiago Carvalho. Thiago também fez a entrega do kit zebu, com vários livros das raças zebuínas para compor a biblioteca da instituição ao coordenador do curso, Prof. Hashimoto. 
 
O projeto
Zebu na Universidade é uma iniciatva da atual diretoria da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) que visa oportunizar aos graduandos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia das universidades do Rio Grande do Sul, o acesso e o conhecimento de informações relacionadas com o desenvolvimento das raças zebuínas e sua utilização em cruzamentos no Brasil e principalmente, no estado. “Observou-se a grande carência da propagação de informações corretas e atuais nas faculdades gaúchas em relação ao zebu e sua atuação nas cadeias produtivas da carne e do leite. Considerando que estes estudantes serão futuramente profissionais de campo, se torna fundamental que os mesmos tenham a oportunidade de ter conhecimento de como as raças zebuínas contribuíram e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país, bem como, sua contribuição na pecuária gaúcha através dos cruzamentos” Explica o presidente da ACGZ, José Amaral. “Também se observou carência quanto à disponibilidade de literatura sobre zebuínos nas bibliotecas das instituições” Complementa o dirigente. Foi a partir da percepção desta necessidade que a ACGZ buscou alianças com as associações promocionais do zebu e com parceiros de diversas partes do Brasil para a concretização do Zebu na Universidade. 
 
As ações da Acgz Zebu Gaúcho tem o apoio do Grupo Bellman Nutrição Animal, Embryo Sul, Alta Genetics do Brasil, Produquímica, Guarany Remates, Silobom silagem de qualidade e Abcz Brasil.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
E-mail:
zebu@acgz.com.br

Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012