Notícias

10-08-2013
Unipampa Dom Pedrito marca a estreia do Zebu na Universidade



Estudantes do 1º, 3º, 5º, 7º e 9º semestres do curso de Zootecnia do campus de Dom Pedrito/RS da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o zebu e sua utilização em cruzamentos durante a estreia do Zebu na Universidade, iniciatva da atual diretoria da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) que visa oportunizar aos graduandos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia das universidades do Rio Grande do Sul, o acesso e o conhecimento de informações relacionadas com o desenvolvimento das raças zebuínas e sua utilização em cruzamentos no Brasil e principalmente, no estado.  “Observou-se a grande carência da propagação de informações corretas e atuais nas faculdades gaúchas em relação ao zebu e sua atuação nas cadeias produtivas da carne e do leite. Considerando que estes estudantes serão futuramente profissionais de campo, se torna fundamental que os mesmos tenham a oportunidade de ter conhecimento de como as raças zebuínas contribuíram e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país, bem como, sua contribuição na pecuária gaúcha através dos cruzamentos” Explica o presidente da ACGZ, José Amaral. “Também se observou carência quanto à disponibilidade de literatura sobre zebuínos nas bibliotecas das instituições” Complementa o dirigente. Foi a partir da percepção desta necessidade que a ACGZ buscou alianças com as associações promocionais do zebu e com parceiros de diversas partes do Brasil para a concretização do Zebu na Universidade. 
 
O projeto teve implantação iniciada no município de Dom Pedrito com a apresentação da palestra "Potencialidades dos Zebuínos e seus cruzamentos no Rio Grande do Sul" ministrada pelo Zootecnista e doutorando em produção animal pela Universidade Federal de Santa Maria,  Thiago Carvalho, que atua como superintendente técnico da ACGZ. Na abertura da palestra, Thiago e Nathã Carvalho (gerente executivo da entidade), fizeram a entrega do kit Zebu ao coordenador do curso de Zootecnia da Unipampa, Eduardo Brum Schwengber. O kit, constituído pelos livros: Zebu Pecuária Sustentável (de Rinaldo dos Santos), O Brahman no Brasil (de José Otávio Lemos), Grandezas do Gir Leiteiro (de Tatiane Tetzner e Ivan Ledic), Sindi o gado vermelho dos trópicos (de Rinaldo dos Santos) Zebu na Cozinha (Chef Alan) e por revistas da raça Nelore, foi formado a partir de doações feitas à ACGZ pelas associações promocionais das raças zebuínas e pela ABCZ, para que sejam utilizados exclusivamente neste projeto e assim, possam fazer parte das bibliotecas das instituições em que o Zebu na Universidade se fizer presente. De acordo com Thiago Carvalho, a oportunidade serviu para elucidar um pouco das atribuições dos zebuínos para os estudantes da região da Campanha do estado. “Com esse projeto, começamos a mostrar as potencialidades do uso do zebu como uma ferramenta para grande incremento da pecuária gaúcha através do cruzamento com o rebanho taurino que o estado possui. Essas potencialidades são enormes e comprovadas no campo e pela literatura cientifica e é isso que estamos mostrando nessa iniciativa” afirma. Já o gerente executivo, Nathã Carvalho, acredita que os objetivos foram atendidos. “Colocamos em prática um dos nossos maiores anseios. O mais interessante é que os acadêmicos passam a ter a sua disposição nas bibliotecas, uma excelente literatura sobre as raças zebuínas, o que poderá atender as demandas de consultas de mais informações sobre o zebu e seus cruzamentos. Temos ainda 15 universidades gaúchas em que pretendemos levar o projeto neste mesmo formato” explica. 
 
O próximo Zebu na Universidade está marcado para o dia 2 de outubro, quando estará ocorrendo a 3ª Semana Acadêmica de Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete, na Fronteira-Oeste gaúcha. As ações da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu tem o apoio da Embryo Sul, Bellman Nutrição Animal, Produquímica Nutrição Animal, Alta Genétics, Silobom silagem de milho, Guarany Remates e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). 
 
Veja a galeria de fotos do Zebu na Universidade - Unipampa no menu Fotos, submenu Eventos. 
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
E-mail:
zebu@acgz.com.br

Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012