Notícias

30-07-2013
Expointer 2013 terá a segunda maior mostra de zebuínos da história



Em um ano de custos de produção ainda mais elevados e de retração nas exposições de todo o Brasil, as raças zebuínas contarão com a segunda maior representação em número de animais em toda a história da Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina, marcada este ano para o período de 24 de agosto a 01 de setembro em Esteio/RS. Ao todo, foram inscritos 272 exemplares, oriundos de 37 expositores diferentes. Destes, 248 animais de 35 expositores, são oriundos do Rio Grande do Sul. “Houve uma redução de 11,9% no número de inscritos em relação ao ano passado, devida a menor participação de criadores e animais de fora do estado. Apesar das dificuldades deste ano, estamos satisfeitos com a participação dos zebuzeiros gaúchos que praticamente se manteve” avalia o presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), José Amaral. “Vale observar a participação de expositores novos nas raças Brahman, Nelore, Indubrasil e Gir Leiteiro” destaca. Com o tema “Zebu: A opção certa para o cruzamento”, a exposição de zebuínos na Expointer contará com a participação de sete raças zebuínas.

Pelo quarto ano consecutivo a raça Gir Leiteiro será representada pelo maior número de animais. Doze expositores gaúchos inscreveram 115 exemplares, quatorze a mais que o ano passado. Durante a Expointer, acontece a 4ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro, promovida pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) e com o apoio da ACGZ. Os julgamentos da raça iniciam no sábado (24) e terminam no domingo (26) na pista do gado leiteiro. Já a raça Brahman será representada por 60 animais, provenientes de dez expositores, sendo nove do Rio Grande do Sul e um de São Paulo. O julgamento da raça está marcado para segunda-feira (27), na pista central. Quatro criadores gaúchos de Tabapuã inscreveram 37 animais, que serão julgados na terça-feira (28) a partir das 14hs na pista central. Na mesma pista, ocorre pela manhã, no dia 28 de agosto, o julgamento da raça Nelore, que inscreveu 25 animais de seis expositores, sendo cinco do Rio Grande do Sul e um de São Paulo. A raça Gir (Dupla Aptidão) contará com 4 animais de dois expositores gaúchos e um de São Paulo. Já a raça Indubrasil dobrou o número de expositores e contará com uma representação de 20 animais, oriundos de quatro criadores do estado. Tanto o Gir como o Indubrasil, serão julgados em pista na manhã de quarta-feira (29). No período da tarde, é a vez da raça Guzerá ser julgada, que terá representação de 11 animais, provenientes de duas cabanhas gaúchas. Os machos e fêmeas Gir Leiteiro serão avaliados pelo jurado oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Jacinto Júnior e os exemplares das demais raças, pelo juiz William Koury Filho, também oficial da ABCZ. 

As ações da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu têm o apoio da Embryo Sul, Bellman Nutrição Animal, Produquímica Nutrição Animal, Alta Genétics, Guarany Remates, Silagem de milho Martins e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012