Notícias

15-07-2013
Projeto Zebu na Universidade entrará em prática durante a semana acadêmica de Zootecnia da Unipampa, em agosto



Um dos maiores projetos previstos no plano de ações da atual diretoria da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) já tem data para entrar em prática. “Zebu na Universidade” é uma iniciativa que visa oportunizar aos estudantes de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia das universidades do Rio Grande do Sul, o acesso e o conhecimento de informações relacionadas com o desenvolvimento das raças zebuínas e sua utilização em cruzamentos no Brasil e principalmente, no estado. O projeto entra em prática no próximo mês de agosto, durante a VI Semana Acadêmica de Zootecnia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, região da campanha do Rio Grande do Sul, no dia 6 de agosto. “Observou-se a grande carência da propagação de informações corretas e atuais nas faculdades gaúchas em relação ao zebu e sua atuação nas cadeias produtivas da carne e do leite. Considerando que estes estudantes serão futuramente profissionais de campo, se torna fundamental que os mesmos tenham a oportunidade de ter conhecimento de como as raças zebuínas contribuíram e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país, bem como, sua contribuição na pecuária gaúcha através dos cruzamentos” Explica o presidente da ACGZ, José Amaral. “Também se observou carência quanto à disponibilidade de literatura sobre zebuínos nas bibliotecas das instituições” Complementa o dirigente.

Com base nestes aspectos, o projeto Zebu na Universidade foi elaborado com duas formas de atuação. A primeira trata-se da apresentação de uma palestra institucional, intitulada “Potencialidades dos Zebuínos e seu emprego em cruzamentos no Rio Grande do Sul”, a ser proferida pelo superintendente técnico da ACGZ, o zootecnista Thiago Henrique Nicola de Carvalho, nas universidades de ciências agrárias do estado. A outra forma trata-se da doação do Kit Zebu, constituído por volumes de diferentes publicações relacionadas às raças zebuínas. “Os volumes foram arrecadados com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e com as associações promocionais das raças zebuínas durante a Expozebu em Uberaba/MG e já estão conosco para serem levados para as instituições” revela Amaral. O objetivo é realizar a entrega do Kit Zebu aos coordenadores dos cursos, no final da apresentação da palestra. “Desta forma, todos os alunos que assistiram, terão conhecimento da disponibilidade de livros com mais informações sobre o zebu nas bibliotecas de suas universidades” Conta.  

Na Unipampa
No próximo 6 de agosto, a partir das 13:30hs, os acadêmicos do curso superior de Bacharelado em Zootecnia da Unipampa, Campus Dom Pedrito, terão a oportunidade durante a programação da VI Semana Acadêmica, de assistirem a palestra com a participação de Thiago Carvalho. “Vamos abordar as características dos zebuínos e como eles podem agregar para uma pecuária mais eficiente. Diversas pesquisas desenvolvidas no estado demonstram que o cruzamento orientado potencializa os resultados produtivos e econômicos da atividade no sul do Brasil. É importante que estes futuros profissionais tenham conhecimento desta ferramenta genética“ destaca Thiago. De acordo com Amaral, o objetivo é a participação do projeto em 16 campus de 11 diferentes universidades gaúchas, conforme a realização de suas semanas acadêmicas.

As ações da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu tem o apoio da Embryo Sul, Bellman Nutrição Animal, Produquímica Nutrição Animal e Alta Genétics. 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012