Notícias

24-06-2013
Encontro reuniu criadores gaúchos de Brahman em Porto Xavier/RS



Com o objetivo de reunir os criadores com o afinco de possibilitar maior aproximação entre associação e produtores, a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) promoveu no último 22 de junho, na Fazenda São Francisco, do pecuarista Edmar Sommer em Porto Xavier/RS, o 1º Encontro de Criadores Gaúchos de Brahman. O evento contou com a presença de vários selecionadores oriundos de diferentes regiões do estado, membros tanto do Núcleo Gaúcho de Brahman quanto da Associação Gaúcha de Criadores de Brahman.

Na oportunidade, os brahmistas fizeram uma avaliação do cenário atual da raça na região e propuseram sugestões de ações e projetos para impulsionar a expansão da raça Brahman no Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente da ACGZ, José Amaral, houve uma expressiva interação dos criadores, que demonstraram muito comprometimento com a raça. “O objetivo inicial foi atingido. Reunimos um bom número de selecionadores dispostos a trabalharem em conjunto com a associação para o fortalecimento da raça. Muitas sugestões e assuntos pertinentes foram colocados e tudo que lá foi discutido servirá para o nosso planejamento de trabalho” afirma. Conforme dados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a raça tem registrado cerca de 1000 animais por ano, oriundos de cerca de 50 produtores. Em comercialização de sêmen, o Brahman vendeu em 2012 mais de 10 mil doses no estado, conforme os dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial. “Estes números ajudam a mostrar um pouco da força da raça Brahman no Rio Grande do Sul. O mais interessante ainda é a crescente entrada de novos criadores e novos associados, o que nos motiva a desenvolver um trabalho muito mais intenso” aponta Amaral.

Conforme o presidente, o encontro também oportunizou a apresentação de dois projetos da ACGZ que já estão com realização em andamento, o Bônus Zebu e o Zebu na Universidade, além da colocação de algumas sugestões importantes, trazidas pelos presentes. “Nosso conselho técnico, representado no encontro pelo médico veterinário Henrique Sommer (anfitrião do evento) deverá desenvolver um estudo junto aos criadores, focando um modelo ideal de animal para o Rio Grande do Sul, inclusive para que este modelo seja considerado como referência pelos jurados quanto aos critérios de julgamento no estado. Precisamos aproximar a pista do pasto, caso contrário ela não se justifica” salienta.

Com a proximidade da Expointer, marcada para o período de 24 de agosto a 01 de setembro em Esteio/RS, foi discutida a representação da raça, que este ano novamente irá contar com a participação de novos expositores gaúchos. Conforme Amaral, “Alguns criadores de Porto Xavier não estavam planejando a participação em Esteio este ano, mas a realização deste encontro os motivou a se unirem e firmarem o compromisso de estarem conosco mais uma vez. Despedimos-nos de lá com a sensação de dever cumprido e com a adesão de novos sócios” comemora. Ainda de acordo com o dirigente, encontros no mesmo molde com selecionadores das demais raças, como Nelore e Tabapuã, constituem os próximos planos da entidade. 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012