Notícias

20-05-2013
ACGZ divulga os jurados das raças zebuínas para a Expointer



A 36ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas e Produtos Agropecuários, a Expointer 2013, já tem definidos os nomes dos jurados que serão responsáveis por apontar os grandes campeões das raças zebuínas da maior exposição agropecuária da América latina, marcada para o período de 24 de agosto a 01 de setembro, em Esteio/RS. Após reunião com os associados, a equipe executiva da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), coordenada pelo presidente da entidade, José Amaral, se reuniu com os indicados em Uberaba/MG, durante a Expozebu, encerrada em 10 de maio para o acerto dos detalhes.

Para a avaliação das raças zebuínas leiteiras, com representação confirmada da raça Gir Leiteiro, atuará em pista, o zootecnista José Jacinto Júnior, jurado J1 oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Ele já julgou inúmeras exposições pelo país, entre elas, várias edições da Expozebu, oito exposições nacionais de Gir Leiteiro, nove nacionais de Girolando e mais quatro nacionais da raça em outros países da America Latina. Durante o encontro na capital mundial do zebu, José Jacinto mostrou grande entusiasmo e expectativa para sua estreia em julgamentos no estado. “Para mim é um prazer e um orgulho muito grande, pois ser juiz na Expointer significa julgar em uma das feiras mais importantes do Brasil e do mundo. Já julguei em quase todo o Brasil e em outros países, mas no Rio Grande do sul é a primeira vez. Estou motivado e vamos fazer um julgamento didático e muito educativo” salientou. O julgamento da raça Gir Leiteiro está marcado para os dias 24 e 25 de agosto e a expectativa tanto da ACGZ, como do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro, é a presença de em torno de cem exemplares em pista. “Que Deus me dê sabedoria para fazer um trabalho justo e profissional. Um grande julgamento”. Conclui o juiz. No ano passado, o Gir Leiteiro contou com a atuação de André Rabelo Fernandes.

Para as raças zebuínas de corte e dupla aptidão, cujas participações confirmadas até o momento são das raças: Nelore, Brahman, Tabapuã, Guzerá e Indubrasil, a tarefa da definição dos campeões caberá ao jurado William Koury Filho, que também fará estreia em uma pista gaúcha. Koury também é zootecnista e jurado J1 oficial da ABCZ e tem um vasto currículo de exposições país afora. Mais recentemente na Expozebu, julgou a raça Tabapuã em 2005, a raça Brahman em 2007, 2009, 2011 e 2013 e a raça Guzerá em 2010 e 2012. A atuação de William na Expointer ocorrerá entre os dias 26 e 28 de agosto. Em 2012, as raças de corte foram avaliadas por Célio Arantes Heim.

Para esta edição da Expointer, a ACGZ prepara junto a seus associados, mais uma bela mostra das raças zebuínas. Com o tema “Zebu: A opção certa para o cruzamento”, a expectativa é contar com a inscrição de cerca de 300 animais até a primeira quinzena de julho, quando serão encerradas as inscrições dos exemplares. Em 2012, o zebu bateu recorde de participação em Esteio, atingindo a marca de 309 animais inscritos. Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve. 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012