Notícias

28-03-2013
Rio Grande do Sul permanece como 2º maior estado em comercialização de sêmen de zebuínos Gir Leiteiro no Brasil



No dia 1º de março, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), realizou em São Paulo/SP sua coletiva de imprensa anual para divulgar o relatório de movimentação de sêmen no Brasil em 2012. Assim como em pelo menos 2009,2010 e 2011, o estado do Rio Grande do Sul manteve no ano passado, o título de segundo maior comprador de sêmen de Gir Leiteiro no Brasil, conforme os dados divulgados. Ao todo, os gaúchos adquiriram 53.397 doses da raça. No geral, o Gir Leiteiro mobilizou 676.196 doses comercializadas no país. “Pelo quarto ano consecutivo que temos conhecimento deste dado, o estado aparece em 2º lugar, ficando atrás apenas de Minas Gerais, o grande celeiro genético da raça. Mais relevante ainda é observar que em todo esse período, o volume de doses vendidas supera a marca de 50 mil doses por ano, comprovando a disseminação da genética Gir Leiteiro na região e o resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro” destaca o coordenador do NGCGL e presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu, José Amaral.

Para ele, que seleciona Gir Leiteiro em Caxias do Sul/RS, a demanda por genética da raça vem apresentando constante evolução entre os produtores gaúchos. “Observamos entre os nossos sócios que a grande maioria está satisfeito com a procura por tourinhos e novilhas, fazendo com que a raça consiga atuar dentro de sua proposta. A venda de sêmen nos mostra que o produtor de leite está aderindo a utilização do Gir Leiteiro na produção de mestiços com as raças taurinas visando obter animais mais rústicos, com boa produção a pasto e com baixo custo de mantença”. Analisa.

Indubrasil
Além da expressiva comercialização na raça Gir Leiteiro, o estado gaúcho também se destaca como o maior comprador nacional de sêmen de zebuínos Indubrasil, com mais de duas mil doses vendidas.

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012