Notícias

29-03-2013
Zebu leiteiro será novidade na Fenamilho em Santo Ângelo/RS



Criado para promover a apresentação e consequentemente impulsionar a expansão da raça Gir Leiteiro em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro (RGGL) inicia a sua terceira edição a partir do dia 29 de abril, quando terá inicio a mostra da raça na 16ª edição da Feira Internacional do Milho, a Fenamilho 2013, a primeira etapa do circuito de exposições da raça no estado. Realizada no parque de exposições Siegfried Ritter em Santo Ângelo no noroeste gaúcho, a feira contará com uma qualificada mostra de gado leiteiro, principalmente pelo fato da região ser considerada a maior bacia leiteira do Rio Grande do Sul.

O Gir Leiteiro marcará presença pela primeira vez no evento com a exposição de exemplares criados em solo gaúcho e com famílias oriundas de genética provada para leite através dos programas de melhoramento genético da raça, como o PNMGL (Embrapa/ABCGIL) e PMGZ (ABCZ/Unesp). Com o apoio da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), a participação está sendo organizada pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL), que é o promotor do RGGL. Em 2012 a disputa anual mobilizou mais de 100 animais participantes em cinco etapas. Desde o primeiro ano do ranking, o núcleo já levou a raça para Esteio, Alegrete, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa com exposições ranqueadas, além de várias mostras em outros municípios. “Nossa intenção é tornar o Gir Leiteiro mais próximo dos produtores de leite, fomentando a raça em diferentes localidades do estado e mostrar a aptidão leiteira do zebu” informa José Amaral, coordenador do NGCGL e presidente da ACGZ. Para ele, essa será uma excelente oportunidade de mostrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. “Tais qualidades somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira. Os pecuaristas da região de Santo Ângelo terão esse contato com a raça durante o evento e conhecerão mais uma opção para potencializar a produtividade leiteira” conclui. Os animais estarão expostos entre 29 de abril e 05 de maio, com julgamento marcado para o dia 2 de maio.

Sobre a raça
O Gir Leiteiro é uma raça zebuína. Destaca-se por sua rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, baixo custo de mantença, facilidade de parto, produção de leite a pasto (excelente conversão alimentar), e versatilidade nos cruzamentos. O Gir Leiteiro reduz os custos nos aspectos de alimentação, medicamentos, assistência veterinária e mão de obra exigida para condução e cuidados com os animais do rebanho. Quando cruzado com o Holandês, o Gir Leiteiro produz o Girolando, um animal extremamente rústico, de excepcional conversão alimentar e de alta produção leiteira. Também pode ser utilizado em vacas Jersey para produzir o Girsey, com consideráveis qualidades. 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012