Notícias

02-11-2012
Dia de campo do PMGZ Leite reuniu produtores em Caxias do Sul



O primeiro Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos Leiteiros (PMGZ Leite) realizado no Rio Grande do Sul ocorreu no dia 27 de outubro na sede da Fazenda das Nogueiras em Caxias do Sul. A propriedade, localizada na serra do estado, é de José Adalmir Ribeiro do Amaral, criador de Gir Leiteiro desde 2007 e que recentemente, deu inicio ao seu plantel também de Girolando. O encontro, promovido pela Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), reuniu cerca de 80 pessoas, sendo a maioria, produtores de leite da região, todos interessados em conceitos relacionados à produção de leite e ao conhecimento das características e vantagens da utilização do zebu Leiteiro para impulsionar a produtividade dos rebanhos. A realização do Dia de Campo teve o apoio da CRV Lagoa, Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL), Bio Campo Nutrição Animal e Prefeitura Municipal/Secretaria de Agricultura de Caxias do Sul. 

Abrindo a programação, a zootecnista e gerente do PMGZ Leite da ABCZ, Mariana Alencar, abordou a qualidade do leite, destacando as características em geral do alimento e as perspectivas de mercado para a atividade. Posteriormente, o médico veterinário Leonardo Moreira, representante da CRV Lagoa, abordou as vantagens da utilização de zebuínos leiteiros em cruzamentos, evidenciando os benefícios da heterose e apresentando exemplos bem sucedidos da prática, como o Girolando, o Girsey e o Guzolando. Na sequencia, o engenheiro agrônomo Paulo Fachin, abordou o manejo do campo nativo local para exploração na atividade leiteira. A apresentação prática do Sistema Unificado de Avaliação Linear para a raça Gir Leiteiro foi realizada posteriormente por Mariana Alencar, com boa interação do público. Encerrando a programação, o gerente executivo da ACGZ, Nathã Carvalho, efetuou a apresentação dos animais Girolando e Gir Leiteiro da propriedade, inclusive dos animais participantes do PMGZ através do Controle Leiteiro. 

“O Dia de Campo foi ótimo. Tivemos a participação de um bom público regional, que vieram na busca de informações e principalmente, de conhecer o Gir Leiteiro e suas características. Foi tão positivo que o evento foi estimulador para a entrada de novos criadores para a raça. Com certeza, teremos mais edições em outras propriedades gaúchas, onde há vários plantéis Gir Leiteiro de grande qualidade genética e participantes do PMGZ” destaca José Amaral, anfitrião do evento, presidente da ACGZ e coordenador do NGCGL.

A zootecnista e gerente do PMGZ leite, Mariana Alencar, ficou satisfeita com a realização do evento. "Só tenho a agradecer a oportunidade do evento, que ao meu ver conseguimos atingir um publico alvo que são os pequenos produtores que irão fazer o uso da genética zebuína no estado e que futuramente possam a vir criar esses animais efetivamente que seja através dos animais puros e ou em seus cruzamentos. Creio que os temas abordados no dia de campo foram relevantes e mostraram o potencial ou a melhoria dos animais zebuínos para a produção leiteira. Fiquei muito feliz e com o sentimento de dever cumprido" afirmou.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
E-mail:
zebu@acgz.com.br

Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012