Notícias

26-10-2012
Exposição Gaúcha de Zebu mostra a evolução genética dos zebuínos em Alegrete



A 70ª Exposição Agropecuária de Alegrete realizada entre 15 e 21 de outubro no parque de exposições Dr. Lauro Dorneles foi palco da 3ª Exposição Gaúcho de Zebu, evento realizado pela Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu. Selecionadores de cinco municípios diferentes expuseram exemplares Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá e Tabapuã, entre animais de argola e rústicos. Embora com animais inscritos, a raça Nelore não se fez presente no evento. Conforme o presidente da ACGZ, José Adalmir Ribeiro do Amaral, o objetivo do evento foi o de fomentar o zebu em diferentes regiões, no caso, a região Fronteira-Oeste do estado, onde a pecuária junto com a agricultura representa a grande base econômica da região.

Abrindo a programação da mostra, o remate multi raças ofereceu reprodutores zebuínos, com a comercialização de touros Brahman e Tabapuã. Além do leilão, os animais participaram de julgamentos.

Para a definição dos grandes campeões das raças de corte, a ACGZ convidou o criador de Nelore e ex-presidente da entidade, Pedro Monteiro Lopes, de Itaqui/RS. Segundo Lopes, foi nítida a evolução zootécnica do zebu gaúcho. “Os animais apresentados aqui em Alegrete, de todas as raças, poderiam participar de qualquer exposição pelo Brasil, inclusive Uberaba. Fariam bonito lá para cima” salientou, em um de seus comentários. Para o Gir Leiteiro, o juiz foi Nathã Carvalho.

Brahman
A raça foi a primeira a entrar em pista na manhã de 19 de outubro. Com animais muito bem preparados e evidenciando o grande diferencial da raça, a qualidade de carcaça, o Brahman teve como grandes campeões os animais expostos por Carlos Agostinho Carvalho de Oliveira da Brahman Santa Luzia de Alegrete/RS. Repetindo o título de 2010, a fêmea “Adhara da Matoverde”, campeã fêmea jovem com seus 712kg, conquistou o grande campeonato. Já a campeã vaca adulta, “Inari da Matoverde”, foi definida como a reservada. O bezerro “Mr Eclipse POI 443/11”, mesmo jovem, foi apontado como grande campeão. O campeão touro jovem, “Delicado SEGB”, ficou como reservado.

Guzerá

Participante pela primeira vez da Exposição de Alegrete, a raça chamou a atenção do público por sua imponência e nobreza racial. Destaque para a seleção de Firmino Teixeira da Silva Júnior da Cabanha CJR de Guabiju/RS, que faturou os grandes campeonatos com o macho “Jayant TE 02/11” e a fêmea “Thumb TE”, além da reservada, “Lotus TE” .

Tabapuã
Tendo como pontos fortes a precocidade, habilidade materna e o caráter mocho, o Tabapuã também se fez presente na 3ª Exposição Gaúcha de Zebu. Entre os animais expostos, destaque para o casal grande campeão da Expointer 2012, “Thomas da Guajuviras” e “Tonya da Guajuviras”, levados ao parque Dr. Lauro Dornelles pelos selecionadores Fábio Bittencourt e Maria Jaci Bittencourt, da Cabanha Guajuviras de Manoel Viana/RS, que também conquistaram os títulos máximos em Alegrete. “Talisban da Guajuviras” e “Talentosa da Guajuviras” foram os reservados.

Gir Leiteiro

Participante pela segunda vez consecutiva da mostra alegretense, o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro promoveu com o apoio da ACGZ e da Bio Campo Nutrição Animal, a 5ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, para encerrar o calendário de disputas deste ano.  Nathã Carvalho, estudante de zootecnia, secretário executivo e conselheiro técnico do NGCGL, foi o responsável pela avaliação dos animais. Em pista, o título de grande campeã ficou com “Liliana”, de Carlos Jacob Wallauer da Agropecuária Fortaleza de Salvador do Sul/RS, que também acumula os títulos de grande campeã da Expointer e da Agrotecnoleite em Passo Fundo. Do mesmo criador, veio o reservado de grande campeão, título atribuído ao reservado campeão macho jovem, “Merlin”. O grande campeonato de machos ficou com “Apolo das Nogueiras”, de José Adalmir Ribeiro do Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS, que também conquistou o título de reservada de grande campeã com “Jay Damaris”.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012