Notícias

13-10-2012
ACGZ promove Exposição Gaúcha de Zebu em Alegrete



A participação das raças zebuínas nas tradicionais exposições de primavera do Rio Grande do Sul terá um destaque especial durante a 70ª Exposição Agropecuária de Alegrete entre 16 e 21 de outubro no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles. É lá que a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) irá promover a 3ª Exposição Gaúcha de Zebu, um projeto retomado pela atual diretoria da entidade, encabeçada pelo presidente José Amaral. Em anos anteriores, a ACGZ promovia este evento como uma segunda mostra expressiva de reprodutores zebuínos, além da Expointer em Esteio. Com o objetivo de fomentar o zebu em diferentes regiões, uma das iniciativas foi buscar realizar novamente o evento.

“Nossa ideia é que a Exposição Gaúcha de Zebu seja uma exposição itinerante a cada ano. Durante a Expointer definimos junto aos nossos associados a realização em Alegrete pela expressividade da feira para a região Fronteira-Oeste do estado, onde a pecuária junto com a agricultura representa a grande base econômica da região, além do evento contar com uma forte participação das demais raças, portanto, é essencial o zebu se fazer muito bem representado” explica Amaral. 

Como a Exposição de Alegrete é considerada a maior feira de rústicos do estado, o zebu estará representado por animais a campo e também com uma expressiva participação de animais de argola das raças Nelore, Brahman, Tabapuã, Guzerá e Gir Leiteiro, além da participação dos núcleos afilhados da entidade. O Gir Leiteiro ainda promoverá, através do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL), a 5ª etapa do Ranking Gaúcho, que será decisiva na disputa anual, iniciada em abril na Fenasoja em Santa Rosa/RS. Já o Núcleo Gaúcho de Brahman (NGB) irá promover um encontro de criadores durante a programação da feira. 
 
Programação
Inicia no dia 16 de outubro, quando haverá o leilão de touros rústicos. Na quinta, dia 19 será a vez do julgamento dos animais de argola, durante todo o dia. No dia 20 acontece o julgamento de rústicos e no domingo, o desfile dos grandes campeões. Atuará como jurado para as raças Nelore, Brahman, Tabapuã e Guzerá, o pecuarista e ex-presidente da ACGZ, Pedro Monteiro Lopes. Já os grandes campeões Gir Leiteiro serão escolhidos por Nathã Carvalho. “Esperamos durante este evento, reunir os criadores para definir detalhes de alguns novos projetos, bem como definir a cidade sede da próxima Exposição Gaúcha de Zebu. Estamos convidando os produtores locais para conhecerem as qualidades do zebu e verificar como o zebu gaúcho evoluiu zootecnicamente” conclui Amaral.
 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
E-mail:
zebu@acgz.com.br

Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012