Notícias

15-09-2012
Fórum Zebu de Ponta a Ponta mostrou vantagens do Zebu durante a Expointer



A ABCZ reeditou, em parceria com a ACGZ (Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu), o Fórum Zebu de Ponta a Ponta. O evento foi realizado na ultima sexta-feira (31/08) no Parque Assis Brasil em Esteio, RS, durante a Expointer.

O objetivo do programa, de divulgar a versatilidade que os produtos oriundos do rebanho zebuíno conferem ao leque de atividades relacionadas dentro das cadeias industriais da carne e do leite, a importância da bovinocultura zebuína para a produção de alimentos de alto valor proteico e de informar as vantagens das raças zebuínas na produção pecuária desenvolvida também nas regiões de clima temperado foi atingido.
O superintendente de melhoramento genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, o zootecnista Cristiano Botelho, o pesquisador Aníbal Vercesi, da APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) e diretor técnico da ABCGIL (Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro), Rafael Teixeira, técnico da ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil) e o médico Wilson Rondó Junior, fizeram apresentações individuais e na segunda etapa do evento, esclareceram dúvidas, ouviram depoimentos dos criadores do estado, promoveram intercâmbio de experiências e interagiram com ideias sobre a condução de ações na região. “O objetivo é mostrar como o zebuíno pode agregar e muito em produtividade numa pecuária que não tem esta tradição. As raças zebuínas estão crescendo cada vez mais e a questão adaptabilidade não é o problema, pois os animais já provaram que são capazes de produzir bem nas condições do Sul”, explicou Cavallari Machado.
 
As colocações em sintonia foram complementadas e houve bastante participação do público. A semente plantada no ponto de atendimento da ABCZ no Sul e a realização do Fórum Zebu de Ponta a Ponta será cultivada e colhida em forma de ações itinerantes nas praças pecuárias do Rio Grande do Sul.

“O Zebu de Ponta a Ponta tem como objetivo fomentar as raças zebuínas e seus produtos em todos os elos da cadeia da carne ou do leite. A expectativa é que os criadores sejam estimulados e provocados. Nossa intenção é continuar esta caminhada divulgando a importância das raças zebuínas para a pecuária nacional, consequentemente para o mundo. Sabemos das particularidades e características de produção no estado do Rio Grande do Sul e também sabemos o quanto o zebu pode somar a este mercado minimizando os custos de produção, aumentando as margens e sem perder as características de qualidade da carne ou do leite tão valorizadas no nicho do mercado gaúcho, sem contar o presente que a genética nos dá, que é o desempenho dos animais 1/2 sangue, com máxima heterose”, conclui o zootecnista que coordena o projeto, Cristiano Botelho.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012