Notícias

18-08-2012
Nelore ganha novo fôlego na Expointer



330%. Este foi o expressivo índice de crescimento da raça Nelore na Expointer 2012, marcada para o período de 25 de agosto e 02 de setembro em Esteio/RS. O impulso se refere ao número de exemplares inscritos, que evoluiu de apenas 10 animais de 2011 para 43 este ano, sendo 23 mochos e 20 aspados. “Acho este crescimento muito positivo, isto é sinal que os criadores estão se motivando novamente” afirma Ana Paula Vieira Neves, da Agropecuária Bela Vista de São Gabriel/RS, um dos mais tradicionais criatórios gaúchos da raça e que irá retornar para a Expointer este ano, após sete anos sem expor Nelore no evento. A raça chegou a se apresentar na Expointer com mais de 100 cabeças em 2004, quando realizou até uma etapa do ranking nacional. Em 2009, chegou ao outro extremo, quando apenas dois exemplares foram ao parque. A partir de 2010, um pequeno e novo grupo de neloristas gaúchos passou a participar do evento, recuperando aos poucos a participação na mostra. “Houve um desestímulo de alguns criadores por certos motivos passados. O importante, é que a raça começa agora a recuperar seu espaço, não só na Expointer, como também no estado através da retomada por demanda de genética” sinaliza o gerente executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), Nathã Carvalho.
 
A participação prevista de animais de seis criadores, sendo quatro do Rio Grande do Sul (dois a mais que no ano passado), deixa boas expectativas aos expositores. “Acho a participação da raça Nelore dentro da Expointer de extrema importância, pois é a maior feira da América Latina e o Nelore é uma das maiores raças criadas em nosso país. Tenho grande expectativa, pois estou retornando ao evento e espero que a raça continue a crescer dentro da feira” acrescenta Ana Paula, que levará para Esteio, seis animais, entre eles, uma fêmea filha de Ciclone DBV, bi-grande campeão mocho na Expointer. Para quem tem participado das últimas edições da feira, a expectativa também é positiva. “A Expointer é uma vitrine muito interessante, pois melhoraram muito as vendas de animais na fazenda com as conquistas que tivemos nos últimos anos, como o bi-grande campeonato de machos, com o touro Cacau em 2010 e 2011” ressalta Otávio Borges Lorenzini, que inscreveu onze exemplares este ano, todos em preparo na sua propriedade localizada em Santiago/RS, a Fazenda Casa Branca.  Para a edição deste ano, Lorenzini levará também, tourinhos e novilhas para comercializar. “Sempre utilizamos touros de ponta na inseminação de nosso gado, priorizando os touros de perfil prova, touros líderes de sumario e com frame mediano” afirma o selecionador, focado em produzir um Nelore ideal para o Rio Grande do Sul.

Programação da raça
O juiz Célio Arantes Heim, oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), virá de Londrina/PR para escolher os grandes campeões Nelore e Nelore Mocho na manhã de terça-feira, 28 de agosto na pista central. Na sexta-feira, durante o Fórum Zebu de Ponta a Ponta, que destacará através de quatro módulos de palestras, a importância e as vantagens do zebu na cadeia produtiva da carne e do leite, o gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli, fará uma palestra no módulo “O zebu na indústria frigorífica” sobre as experiências e resultados do Programa de Qualidade Nelore Natural, executado em parceria com o frigorífico Marfrig com o objetivo de bonificar os produtos Nelore com criação basicamente a pasto para a oferta de carne macia e saudável aos consumidores.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012