Notícias

16-08-2012
Criadores de Guzerá apostam na visibilidade da Expointer para fomentar a raça



Por Nathã Carvalho
Criadores mineiros se unirão aos gaúchos para que a raça Guzerá se apresente na Expointer 2012, a maior exposição agropecuária da América Latina que ocorre entre 25 de agosto e 02 de setembro em Esteio/RS. A mostra do zebu no evento é coordenada pela Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) e o Guzerá será representado por cerca de 30 exemplares que serão expostos no pavilhão de bovinos de corte do parque Assis Brasil durante os nove dias de feira. O presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Antonio Pitangui Salvo, decidiu trazer seus exemplares pela primeira vez para o evento, selecionados na Fazenda Canoas, de Curvelo/MG com o objetivo de incrementar a representação da raça. “A Expointer é uma das mais importantes feiras de todo o mundo. Portanto a exposição de animais da Fazenda Canoas certamente será muito boa para nós” afirma. Segundo ele, mesmo a mostra ainda ser pequena, mas bastante significativa, será possível mostrar muitas qualidades do Guzerá do século 21. “Estaremos participando com um time de animais modernos, muito bem cobertos de carne e com uma carcaça excelente” explica. Para ele, a participação em Esteio vem acompanhada de um ambiente favorável para a disseminação de genética zebuína, inclusive com a retomada desta demanda no Rio Grande do Sul, que começa a ser sentida pelos criadores. “A procura de Zebu para cruzamentos tanto para corte como para leite está cada vez maior. A raça Guzerá se enquadra muito bem, pois seus cruzamentos são muito produtivos e são excepcionais para pecuária de corte e leite. Além disto, o Guzerá é a raça zebuína que mais se adapta ao clima temperado” enfatiza, fazendo a alusão à capacidade de adaptação da raça em temperaturas adversas devida ao seu habitat de origem.

Cada vez mais entusiasmado e com boas perspectivas para a raça, o criador gaúcho Firmino Teixeira Júnior da Cabanha CJR de André da Rocha, na serra gaúcha, se prepara para a sua segunda participação em Esteio, expondo Guzerá. “Esperamos um crescimento bem significativo dentro da raça. Acredito que para este zebuíno, a presença em Esteio é fundamental, pois ao que tudo indica, o Guzerá está em ascensão no estado e a Expointer sem duvida nem uma é uma grande vitrine para o zebu gaúcho” destaca. Para atrair os pecuaristas visitantes, Júnior aposta em seu bezerro “Jayant TE 02/11”, que chegará ao evento com mais de meia tonelada aos 11 meses de idade. “O Guzerá é um zebuíno milenar, que foi usado para formar outras raças por ser um ótimo ganhador de peso, muito rústico, de muita eficiência alimentar e por ser uma raça com elevado grau de pureza possibilita mais heterose sanguínea, proporcionando ao investidor, essa vantagem primordial. Sem falar na magnitude do guzerá que faz dele ser a majestade dentro dos zebuínos” explica. Para ele, quem visitar o evento verá uma bela participação da raça, tendo a oportunidade de verificar a sua grande evolução zootécnica. O presidente da ACGB, Antonio Salvo, concorda e complementa. “Todo pecuarista sabe hoje o que o agricultar já aprendeu. Produtividade se alcança usando um pacote tecnológico apropriado. O Kankrej, como é raça chamada na Índia, é um dos zebuínos mais puros do mundo. Coube ao selecionador brasileiro potencializar a capacidade natural da raça em produzir carne e leite.” Argumenta. Em sua visão, os animais oferecem vantagens significativas para quem busca potencializar seus lucros. “O Guzerá tem a melhor taxa de conversão alimentar entre todos os bovinos. Isto é rusticidade, capacidade de transformar alimento de baixa qualidade em proteína nobre. Portanto uma raça pura , capaz de produzir altos graus de heterose em seus mestiços , que produz carne e leite, certamente tem que estar exposta e ser visitada nesta que é uma das grandes feiras do setor agropecuário brasileiro” Conclui.

Entre os animais inscritos para a feira, se destacam o grande campeão da Expointer 2011 “Labatut da J. Natal” que será exposto pelo criador João Pedro Leite Crestani, de Lagoa Vermelha/RS. Também estará no evento o reservado campeão touro sênior da Expozebu 2012, “Orfeu de Amar”, que será trazido ao parque por Ana Cláudia Mendes Souza de Uberaba/MG. Entre as fêmeas, o destaque certamente será a presença de “Laiza da J. Natal”, a reservada de grande campeã da Expozebu deste ano, que estará exibida pela Fazenda Canoas.

A programação específica do Guzerá na Expointer terá inicio na terça-feira, 28 de agosto, quando o presidente Antonio Salvo se reunirá com os criadores de Guzerá do Rio Grande do Sul na sede da ACGZ para a discussão de projetos para a raça. Na quarta, 29 de agosto, ocorrerá o julgamento a partir das 14hs na pista central, que terá Célio Arantes Heim como jurado.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012