Notícias

13-08-2012
Indubrasil levará destaques de Uberaba para a Expointer



Por Nathã Carvalho

Pela segunda vez consecutiva, a raça Indubrasil estará presente na Expointer, após seu retorno em 2011 depois de 20 anos ausente de Esteio. Para incrementar ainda mais a participação, a raça traz novidades. O evento que ocorre entre 25 de agosto e 02 de setembro terá o dobro de animais da raça e contará ainda com mais um expositor gaúcho. “A expectativa é muito boa, pois é a primeira vez que a Fazenda Lobo Guará vai participar com o Indubrasil” destaca Jairo André Gorczevski, selecionador da raça no município de Muitos Capões/RS, que já participa da feira desde 2010 com Gir Leiteiro.

Já o selecionador Elair Bachi, o grande entusiasta do Indubrasil no Rio Grande do Sul, lembra que a raça estará com uma representação mais expressiva que em 2011, quando ele mesmo trouxe do Sítio Tio Fiorindo de Paim Filho/RS, seis animais. “Teremos uma participação maior de exemplares este ano. Também estará presente a Grande campeã do ano passado com bezerro ao pé, Hagnella, além da participação dos animais adquiridos em Uberaba, durante a Expozebu” adianta. E por falar de animais vindos de Uberaba, destacam-se alguns campeões do julgamento realizado na Expozebu deste ano, a pista mais pesada do Indubrasil no país. “Posse da Natureza”, a campeã fêmea jovem da exposição mineira é um dos destaques que deverão estar expostos em Esteio, além de “Tupi da Natureza” e “Trovoada da Natureza”, ambos os filhos da grande campeã nacional, Gema do General, que serão expostos pela Fazenda Lobo Guará e pelo Sítio Tio Fiorindo respectivamente.

Para Elair, a participação na Expointer é uma grande oportunidade de exibir o trabalho desenvolvido na propriedade, pioneira no retorno de registros de animais Indubrasil na ABCZ no Rio Grande do Sul e também para fomentar a raça, que vive momento de retomada. “O indubrasil é uma raça genuinamente brasileira, que está em grande crescimento, sendo explorada para a dupla aptidão. Existe um grande espaço para a raça, seja para carne, seja para o leite ou no cruzamento. O Indubrasil está reconquistando seu espaço” afirma o criador. Jairo Gorczevski complementa “É sempre importante estar presente numa feira como a Expointer, pois é uma vitrine para mostrar o trabalho e é um termômetro para avaliar este trabalho através dos julgamentos. Para a raça no estado, a Expointer vai ajudar a divulgar a seleção que está sendo feita, podendo apresentar as vantagens que ela pode oferecer”.
 
Os animais da raça Indubrasil estarão expostos no pavilhão de bovinos de corte do parque Assis Brasil e poderão ser visitados a partir do dia 25 de agosto. Na quarta-feira, 29 de agosto, os exemplares irão para o julgamento, que será realizado pelo turno da manhã com a atuação do juiz oficial da ABCZ, Célio Arantes Heim. Na sequência, saiba como será a participação da raça Guzerá na feira.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
E-mail:
zebu@acgz.com.br

Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012