Notícias

06-05-2019
Criador gaúcho Hildo José Traesel recebe “Mérito ABCZ” em Uberaba (MG)



A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promoveu mais uma edição do “Mérito ABCZ” para homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento da pecuária zebuína durante a 85ª ExpoZebu, realizada entre 27 de abril e 05 de maio de 2019 e que marcou o aniversário de 100 anos da entidade. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos ABCZ Rômulo Kardec de Camargos (RKC) no parque Fernando Costa na noite de 3 de maio, onde 32 nomes receberam a comenda. A exemplo dos últimos anos, novamente os associados da ABCZ puderam indicar os homenageados, nas categorias Colaborador, Internacional, Nacional, Político e Técnico.

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul contou com um representante entre as personalidades ilustres homenageadas pela maior organização pecuária do mundo (ABCZ). Desta vez, Hildo José Traesel, selecionador da raça Brahman em Porto Vera Cruz (RS) levou o nome do Rio Grande para o maior palco da zebuinocultura do mundo. O diploma e a medalha foram entregues pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges em uma noite de gala que reuniu um grande número de convidados.

Formado em Medicina, Hildo José Traesel que dirige a Fazenda Brahmansul junto à família, iniciou sua história na raça Brahman em 2004, quando registrou suas primeiras novilhas na ABCZ. No mesmo ano, adquiriu dois reprodutores puros de origem de Rômulo Kardec de Camargos. Um momento importante foi a aquisição da matriz “Miss Querença 2484” durante a ExpoBrahman em outubro de 2007 em Uberaba. Em 2008, a fêmea conquistou o grande campeonato da raça na Expointer em Esteio (RS), na segunda participação do criador na maior exposição agropecuária da América Latina. Ao todo, a Fazenda Brahmansul já acumula nove grandes campeonatos conquistados em Esteio entre 2007 e 2017, além de ter vencido o prêmio destaque em zebuínos oferecido pelo jornal Correio do Povo e ter se notabilizado na criação da raça zebuína norte americana no estado, participando de outros eventos como Fenasoja, Fenamilho e ExpoIjuí em Santa Rosa, Santo Ângelo e Ijuí, respectivamente.

Ao ser comunicado pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que seria um dos homenageados pelo Mérito ABCZ 2019, Dr. Hildo disse que ficou sem reação. “Embarguei a voz. Me senti muito orgulhoso, por serem poucas pessoas homenageadas e ser um médico que mora no interior, não imaginava que receberia esta homenagem” explicou o criador. Segundo ele, o recebimento do mérito ABCZ é um estímulo significativo. “É um incentivo ao nosso esforço, ao nosso trabalho e evidentemente, a continuar. Dedico esta conquista à minha família”, finalizou. “O recebimento do mérito ABCZ pelo Dr. Hildo é motivo de grande orgulho para a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ)”, revelou Valdir Ferreira Rodrigues, vice presidente da entidade e um dos convidados do homenageado.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
E-mail:
zebu@acgz.com.br

Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012