Notícias

07-09-2018
Expointer 2018 mostrou a força do Zebu



Por Mário Sérgio Santos, assessor de imprensa da ABCZ

No palco da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, destaque para o Zebu Brasileiro. A 41ª edição da Expointer, realizada em Esteio (RS), mais uma vez contou com a participação de exemplares das raças zebuínas, em uma grande programação técnica. Representantes das raças Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil e Tabapuã brilharam no parque de exposições Assis Brasil. Uma comitiva da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acompanhou o evento, incluindo o presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que destaca a qualidade da exposição. “Ficamos extremamente satisfeitos em perceber o excelente trabalho que os criadores do sul do país têm desenvolvido para o melhoramento genético do Zebu. O que reflete não só na qualidade dos animais em julgamento, mas também na forma com as outras raças enxergam o nosso trabalho. Prova disso é que fomos convidados a participar do julgamento de outras raças, comprovando a confiança que os criadores têm em nosso crivo”, destaca Arnaldo Manuel, que destaca ainda o empenho do gerente executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), Nathã Silva de Carvalho, e do presidente da entidade, Fábio Bittencourt, para o sucesso da participação dos zebuínos na Expointer.

Além do presidente da ABCZ, participaram da feira o diretor Financeiro da entidade, Arnaldo Prata, e a presidente da recém-criada ABCZ Mulher, Iara Maria Marquez, que na ocasião se reuniu com lideranças femininas do setor. Durante os encontros, Iara detalhou os objetivos do grupo e as atividades já desenvolvidas “Somos uma entidade de abrangência nacional, e por isso nosso objetivo é levar a todo país, não só a filosofia da ABCZ Mulher, mas também atividades ligadas à comissão. Oportunidades como essa, de estarmos em uma grande feira, são importantes justamente nesse sentido. É por meio dessas grandes lideranças femininas que também conseguimos chegar a todas as mulheres rurais”, ressalta ela.

Entre essas lideranças, destaque para a criadora de Tabapuã e primeira-dama da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), Maria Jaci Bittencourt, e a criadora Márcia Bordin, que recebeu o ‘Troféu ABCZ Mulher’. Trata-se da mesma homenagem que durante a ExpoGenética 2018 foi entregue a outras 14 mulheres que trabalham diretamente no desenvolvimento e valorização das raças zebuínas no país.

Além de encontros e programação técnica, os representantes da ABCZ participaram de reuniões importantes, como o encontro com os criadores do Rio Grande do Sul e o coquetel de entrega de prêmios, onde os expositores dos animais grandes campeões receberam troféus alusivos aos 80 anos do registro genealógico das raças zebuínas no Brasil. O zebu também marcou presença na Vitrine da Carne Gaúcha que contou com a apresentação de uma carcaça de animal 100% zebuíno criado em sistema semi-extensivo em Santo Ângelo (RS). A desossa da carcaça foi realizada pelo especialista Marcelo Bolinha e a explanação técnica foi conduzida por Nathã Carvalho. Outra importante ação foi a degustação de carne zebuína para o público, realizada entre os dias 27 e 31 de agosto junto ao pavilhão de bovinos de corte. Nos pavilhões do zebu, quatro grandes painéis com as campanhas “Carne e leite de zebu, estão na mesa do Brasil” e “Você sabe o que é zebu?” chamaram a atenção dos visitantes. A Expointer 2018 foi realizada entre os dias 25 de agosto a 02 de setembro.

Confira o resultado dos julgamentos da 41ª Expointer
Jurada Lucyana Queiroz

Raça Gir Leiteiro
Melhor Novilha: Ipiranga FIV das Nogueiras (Gabiente da Silvania x Maab Ladeira Jaguar) de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul – RS.
Grande Campeão: Diamante (Teatro da Silvania x Engerica da Epamig), de propriedade de Álvaro José Bombonatto, Fazenda Santo Antonio, Nova Alvorada – RS.
Reservado Grande Campeão: Nsal Fardinho (Fardo FIV Mutum x Dalia), de propriedade de Jaime Francisco da Conceição, Fazenda Nossa de Senhora de Lourdes, Novo Hamburgo – RS.
Grande Campeã: Diopa FIV Alto da Estiva (C. A. Sansão x Jacarta A. Estiva), de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul – RS.
Reservada Grande Campeã: Delicada das Nogueiras (Fardo FIV Mutum x Asteca Nogueira), de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul – RS.

Raça Brahman
Grande Campeão: Mr Santa Vitoria 261 FASAVI (Galileu Lince 232 x Ms Querência 4432), de propriedade de Valdir Ferreira Rodrigues, Fazenda Santa Vitoria, Bom Jesus – RS.
Reservado Grande Campeão: Mr ORIS 407 (Eldorado POI x Ermosa POI), de propriedade de Luis Antonio Bordin, Fazenda São Miguel Arcanjo, Porto Maua – RS.
Grande Campeã: Ms Mel 334 (Mr BR 77 Onasis 97 x Ms Ibiotira 167), de propriedade de Luis Antonio Bordin, Fazenda São Miguel Arcanjo, Porto Maua – RS.
Reservada Grande Campeã: Ms ONDA 402 (Mr Irapuru 158 x Ms Kate 227), de propriedade de Luis Antonio Bordin, Fazenda São Miguel Arcanjo, Porto Maua – RS.

Raça Tabapuã
Grande Campeão: Yago da Guaju. (Visconde da Guaju. x Vitoria da Guaju.), de propriedade de Fabio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana – RS.
Reservado Grande Campeão: Xaday da Guaju. (Virgilho da Guaju. x Poderosa FIV 4 irmãs), de propriedade de Fabio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana – RS.
Grande Campeã: Yama da Guaju. (Visconde da Guaju. x Valquirea da Guaju.), de propriedade de Fabio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana – RS.
Reservada Grande Campeã: Yoga da Guaju. (Poderoso da Guaju. x Vanuza da Guaju.), de propriedade de Fabio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana – RS.

Raça Indubrasil
Grande Campeão: Klassico (Bacara x Hagnella), de propriedade de Ederson Coimbra Rothmundt ou Condominio, Sitio Querência, Nova Santa Rita – RS.
Reservado Grande Campeão: Nato (Nitrato da NP x Natureza), de propriedade de Vitor Hugo Fim, Cabanha Zebusul, Gavataí – RS.
Grande Campeã: Natureza (Bacara x Franquera), de propriedade de Vitor Hugo Fim, Cabanha Zebusul, Gavataí – RS.
Reservada Grande Campeã: Glamurossa (Rubi da S. Luzia x Inddya), de propriedade de Ederson Coimbra Rothmundt ou Condominio, Sitio Querência, Nova Santa Rita – RS.

Raça Guzerá
Grande Campeão: Marati TE 03/17 (Collier FIV de Reilloc x Guatemala da Geo), de propriedade de Firmino Teixeira da Silva Junior, Agropecuária CJR, Guabiju – RS.
Reservado Grande Campeão: Abja TE 15/17 (Abaete S x Nebulosa S), de propriedade de Firmino Teixeira da Silva Junior, Agropecuária CJR, Guabiju – RS.
Grande Campeã: Anurag 06/16 (Network S x Involta da Central), de propriedade de Firmino Teixeira da Silva Junior, Agropecuária CJR, Guabiju – RS.
Reservada Grande Campeã: Abhati 05/17 (Enxoval FIV NF x Navicula S), de propriedade de Firmino Teixeira da Silva Junior, Agropecuária CJR, Guabiju – RS.

Confira as fotos de todos os grandes campeões zebuínos e dos julgamentos no menu "fotos" > "eventos".
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012