Notícias

19-06-2018
Lucyana Queiroz será a jurada das raças zebuínas na Expointer 2018



Por Nathã Carvalho

Em reunião de associados realizada neste mês de junho em Esteio (RS), a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) definiu o nome que irá conduzir os julgamentos das raças zebuínas que participarão da 41ª edição da Expointer, marcada para o período de 25 de agosto a 02 de setembro no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS). Com larga experiência no Brasil e no exterior, a zootecnista Lucyana Malossi Queiroz irá avaliar os exemplares participantes da mostra de Esteio pela primeira vez.

Jurada efetiva do Colégio Brasileiro de Jurados das Raças Zebuínas (CBJRZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Lucyana acumula em seu currículo mais de 70 exposições julgadas e mais de 15.000 animais avaliados em eventos no Brasil e em países como México, Bolívia, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia, República Dominicana e Venezuela. Segundo Lucyana Queiroz, estar na Expointer será uma grande honra, um grande desafio profissional, além de um sonho alcançado. “Ao longo destes anos como jurada da ABCZ, tive oportunidade de atuar em importantes Exposições a nível nacional e internacional, principalmente em países da América Latina e Central. É um prazer poder acompanhar o crescimento do Zebu no Mundo. Estar na Maior Exposição da América Latina, palco que reúne as diferentes raças zebuínas e europeias, é sem duvida uma grande satisfação” comenta.

Com passagens em exposições de expressão no Brasil como Megaleite, Feileite, Camaru, Avaré, Curvelo, Maceió, Ceará e Belo Horizonte, entre outras, Lucyana já atua a cinco anos na maior Exposição der Zebuínos do Mundo, a Expozebu em Uberaba (MG), além de ter sido a única mulher a julgar uma Expoinel Nacional, exposição que contou com mais de 700 exemplares da raça Nelore em pista. De acordo com a jurada, a expectativa para a Expointer é o encontro de muita qualidade nos animais que serão apresentados nos julgamentos, marcados para o período de 25 a 29 de agosto. “Tradicionalmente todo gaúcho seleciona seus animais com amor, critério e costumam traçar previamente os objetivos da seleção. Tenho a certeza de encontrar muita qualidade em pista nas diferentes raças que serão julgadas” revela Lucyana.

As inscrições dos animais das raças zebuínas se encontram abertas junto à Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) até o dia 20 de julho. Para a edição de 2018, a diretoria da ACGZ reduziu o valor das inscrições tanto para expositores associados como para não associados, objetivando incentivar a maior participação de animais. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail zebu@acgz.com.br.

Programação de julgamentos das raças zebuínas – Expointer 2018
Sábado – 25 de agosto
15h: Julgamento de machos da raça Gir Leiteiro - Pista 8 (bovinos de leite)

Domingo – 26 de agosto
9h: Julgamento de fêmeas da raça Gir Leiteiro - Pista 8 (bovinos de leite)
14h: Julgamento de fêmeas / grandes campeonatos da raça Gir Leiteiro – Pista 8

Segunda-Feira – 27 de agosto
9h: Julgamento da raça Brahman - Pista 2 (central)
14h: Julgamento das raças Nelore e Nelore Mocho - Pista 2

Terça-Feira – 28 de agosto
9h: Julgamento da raça Indubrasil – Pista 3 (central)
14h: Julgamento da raça Tabapuã - Pista 3

Quarta-Feira – 29 de agosto
09h: Julgamento das raças Gir Dupla Aptidão e Sindi - Pista 3
14h: Julgamento da raça Guzerá – Pista 3
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012