Notícias

12-12-2016
Criador Álvaro Bombonatto, da Fazenda Santo Antônio, vence o Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro 2016



O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) promoveu sua confraternização de final de ano e de aniversário na noite de 09 de dezembro no Estrela Palace Hotel em Estrela (RS), cidade onde o núcleo foi fundado em dezembro de 2009.  Além disso os associados conheceram os grandes vencedores do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro 2016, que contou com a participação de mais de 100 animais em quatro etapas realizadas em Rio Pardo, Anta Gorda e Esteio.  O Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro conta com o apoio da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), Supra Nutrição Animal e Embriovale Biotecnologia. "Apesar de um ano de extremas dificuldades financeiras, obtivemos um belo circuito de mostras de nossa genética Gir Leiteiro pelo Rio Grande do Sul", avaliou o coordenador do NGCGL, Jairo Gorczevski. 

Vencedores
O coordenador do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, o zootecnista Nathã Carvalho, procedeu a divulgação dos resultados e convidou vários outros selecionadores para a realização da entrega da premiação. O título de melhor criador gaúcho e de melhor expositor gaúcho da raça Gir Leiteiro em 2016 foi pela primeira vez para o selecionador Álvaro José Bombonatto, proprietário da Fazenda Santo Antônio de Nova Alvorada (RS). Álvaro obteve a maior pontuação nas etapas de Anta Gorda (Festleite) e na segunda de Esteio (Expointer). O selecionador também conquistou o prêmio de melhor fêmea adulta, para a vaca "SA Divina" e de melhor macho, para o touro "Diamante". Na segunda colocação, tanto para criador como expositor, ficou o girleiteirista Jaime Francisco da Conceição, proprietário da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, de Novo Hamburgo (RS).

Já o título de melhor fêmea jovem foi conquistado pelo criador Airton Carlos Schneider, da Cabanha do Sossego de Lajeado (RS), proprietário da novilha “Tetéia”. Na disputa de expositor revelação, Iliseu Pressler do Sítio Sonho de Menino de Estrela (RS), venceu ao apresentar 64% de crescimento na pontuação em relação ao ano de 2015.

Para 2017, o calendário de exposições ranqueadas terá início em Rio Pardo na ExpoAgro Afubra no final de março e em Esteio na Expoleite Fenasul em maio.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012