Notícias

07-09-2016
Carne de Zebu é aprovada pelo público em degustações na Expointer 2016



Uma das atrações da Expointer 2016 foi a degustação de carne de zebu. A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ofereceram 130 quilos de alcatra de quarta-feira (31 de agosto) a sábado (03 de setembro), juntamente ao pavilhão de bovinos de corte onde estavam expostos os zebuínos. "Constatamos que há um certo preconceito em relação a carne de zebu em função a um passado cercado de erros de manejo e de sistemas de produção com falhas", explicou o zootecnista Nathã Carvalho, o gerente executivo da ACGZ.

"O objetivo desta ação é mostrar que o zebu e seus cruzamentos podem produzir uma carne de excelente qualidade, macia e saborosa", explica Nathã. E o churrasco foi aprovado pelo público que fez fila no local, junto aos animais da raça que vieram participar dos concursos da Expointer. "Não conhecia a carne de zebu. É muito boa, saborosa e macia", afirmou Marcos Closs, de Sapucaia do Sul. Quem também aprovou foi Dirnei Severo, 67 anos, de Santana do Livramento. "Nunca tinha experimentado. Comi e aprovei. Sempre tive curiosidade sobre o sabor dessa carne, pois vejo muitos zebus em minhas viagens pelo norte do Paraná e pelo Mato Grosso", afirmou Severo.

A carne era assada diariamente em espeto e grelha pelo Personal Beef da ACGZ, Guilherme Pedrozo, acadêmico de Zootecnia. "A ação atraiu muita gente e proporcionou aos visitantes a experiência de saborear um produto de alta qualidade e de origem 100% zebuína. Cortes como alcatra, picanha e maminha foram assados e grelhados com fogo e carvão, na grelha e também no espeto como manda a cultura gaúcha" salientou o assador. O produto era oriundo de animais 100% zebu abatidos aos 18 meses no frigorífico Marfrig. 

A carne do zebu
Conforme destaca o projeto Zebu de Ponta a Ponta, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a carne zebuína tem adquirido maciez sem perder sua grande vantagem de carne magra e saudável. Várias pesquisas concluíram que o produto contém concentrações elevadas de betacaroteno e α-tocoferol, níveis maiores de ácidos graxos Omega 3, proporção maior e mais desejável de Omega-3: Omega-6, e níveis altos de ácido linoleico conjugado. Todos estes componentes sabidamente de efeitos muito favoráveis à saúde humana. Assim, o zebu, com essas características, é indicado para todos os pratos à base de carne, configurando a junção de sabor característico, qualidade, saúde e a praticidade de separar a gordura no prato.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012