Notícias

04-07-2016
Lilian Jacinto será a jurada das raças zebuínas na Expointer 2016



Através de sua diretoria e seus associados, a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) definiu o nome de quem definirá os grandes campeões das raças zebuínas da 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer 2016, marcada para o período de 27 de agosto a 04 de setembro no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS). Ao longo de cinco dias, a zootecnista Lilian Mara Borges Jacinto, pós-graduada em julgamento das raças zebuínas pelas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) e jurada efetiva da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), irá avaliar machos e fêmeas criteriosamente selecionados e preparados para o evento, oriundos de criadores gaúchos e dos demais estados. “Estou muito feliz pelo convite e pela confiança depositada em minha pessoa para a realização do julgamento das raças zebuínas durante a Expointer 2016. É uma grande honra para qualquer jurado fazer parte da história de uma das mais tradicionais exposições do Brasil. Me sinto uma privilegiada por poder ter a Expointer em meu curriculo. Muito obrigada pelo convite e espero que realizemos um julgamento justo e condizente com a grandeza da feira” comentou. Esta será a primeira vez que a profissional atuará nas pistas de Esteio.  

Lilian tem larga experiência em mais de 100 julgamentos no Brasil e no exterior. Na Expozebu em Uberaba (MG), a maior exposição de zebu do mundo, ela já foi responsável por avaliar animais das raças Sindi em 2011 e Gir Leiteiro em 2016. Na Megaleite, também em uberaba, já julgou as raças Guzerá e Gir Leiteiro, assim como na Feileite em São Paulo. No exterior, ja avaliou exemplares zebuínos na Fexpocruz na Bolivia, na Feira Nacional do Cebú em Bogotá na Colombia e na FexpoBeni também na Bolivia. 

De acordo com o gerente executivo da ACGZ, o zootecnista Nathã Carvalho, deverão estar expostas no parque Assis Brasil pelo menos sete raças zebuínas. “Apesar das dificuldades atuais, estamos otimistas para uma qualificada mostra das raças Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã” adiantou. Em 2016, a participação dos zebuínos em Esteio seguirá a temática “Zebu: Genética capaz de mudar”, campanha desenvolvida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), apoiadora na organização do evento. As inscrições dos animais estão abertas até o dia 20 de julho, quarta-feira. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: acgz@acgz.com.br. 

Programação preliminar dos julgamentos
Raça Gir Leiteiro: 27 de agosto, sábado, 15h: Machos; 28 de agosto, domingo, 9h: Fêmeas jovens e progênies - 14h: Fêmeas em lactação e grandes campeonatos;
Raça Brahman: 29 de agosto, segunda-feira, 09h.
Raças Nelore e Nelore Mocho: 29 de agosto, segunda-feira, 14h;
Raça Indubrasil: 30 de agosto, terça-feira, 09h;
Raça Tabapuã: 30 de agosto, terça-feira, 14h;
Raça Sindi: 31 de agosto, quarta-feira, 09h.
Raça Guzerá: 31 de agosto, quarta-feira, 14h.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012