Notícias

23-05-2016
Grandes campeões Gir Leiteiro da Expoleite Fenasul 2016 são de Estrela e de Novo Hamburgo



Com o patrocínio da Supra Nutrição Animal e o apoio executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) promoveu a 3ª etapa do circuito de exposições de 2016 durante a Expoleite Fenasul, realizada entre 18 e 22 de maio no parque de exposições Assis Brasil em Esteio. De acordo com o gerente executivo de ambas as entidades, o Zootecnista Nathã Carvalho, a mostra reuniu exemplares oriundos de três municípios gaúchos. “Pelo quinto ano consecutivo tivemos a oportunidade de apresentar o Gir Leiteiro na Expoleite Fenasul em razão da relevância do evento para a pecuária leiteira. Temos certeza que o setor está ainda mais fortalecido com a união de todos os participantes da exposição. Estiveram presentes criadores de Estrela, Novo Hamburgo e Taquara com seus animais” destacou.

Os campeões
Realizado na manhã de 21 de maio (sábado), o julgamento contou com a atuação do Médico Veterinário Leonardo Moreira como o responsável pela definição dos melhores. Da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes do criador Jaime Francisco da Conceição de Novo Hamburgo, veio o grande campeão. A faixa e a roseta máxima da disputa dos machos foram atribuídas ao campeão macho jovem, “Nsal Fardinho” (Fardo FIV F Mutum x Dália), de 33 meses. Da mesma propriedade, é oriundo o reservado de grande campeão, “Nsal Figueiró” (Fardo FIV F Mutum x Dedinah). O exemplar foi também o reservado campeão macho jovem, aos 26 meses. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes também obteve êxito nas fêmeas. Na disputa de melhor novilha, venceu com “Nsal Petunia” (Jaguar Te do Gavião x Dália), campeã novilha menor aos 17 meses. A reservada campeã vaca jovem, “Nsal Vaidosa” (Vaidoso da Silvania x Limonada da Epamig) de 41 meses, conquistou o título de reservada de grande campeã, sendo também oriunda da seleção de Jaime Conceição. Do município de Estrela, o criador Iliseu Pressler do Sítio Sonho de Menino, trouxe para Esteio, a matriz “Inbalada” (Gabinete Silvania x Arteira). Além de ter vencido o campeonato vaca jovem aos 45 meses, ela conquistou o grande campeonato de fêmeas. Inbalada já havia sido eleita grande campeã na ExpoAgro Afubra, em Rio Pardo (RS) realizada em março, na 1ª etapa do Ranking.

A próxima etapa do Ranking Gaúcho será a 7ª edição da Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro, agendada para o período de 27 de agosto a 04 de setembro durante a Expointer 2016 em Esteio. A expectativa é que sejam inscritos mais de 100 exemplares para a mostra. 

Além das fotos abaixo, as demais imagens da participação do Gir Leiteiro no evento, podem ser visualizadas na galeria de fotos, clicando aqui
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012