Notícias

29-04-2016
Raça Brahman está presente na Fenasoja 2016



Realizada em Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) começou nesta sexta-feira (29/04) e irá até o domingo, 8 de maio. Considerada uma das maiores feiras multissetoriais do país e uma das mais expressivas exposições do agronegócio gaúcho, a Fenasoja também contempla a exposição de animais. Entre as raças bovinas representadas, está a raça Brahman, que possui tradicional presença na mostra em virtude da região ser considerada um grande pólo genético da raça no estado.

Para a edição dos 50 anos da feira, o Brahman participará com uma mostra de exemplares oriundos de criatórios locais. Entre os expositores presentes, o selecionador Luis Antonio Bordin, da Fazenda São Miguel Arcanjo de Porto Mauá (RS), irá expor 10 animais de argola e também participará pela primeira vez com exemplares rústicos (a campo), com 8 indivíduos disponíveis para a venda. De acordo com Bordin, a expectativa é de "bons negócios e uma amostra qualificada da raça, valorizando criadores estabelecidos e futuros, a partir do conhecimento e visualização dos zebuínos" afirma. 

Já o brahmista Hildo José Traesel, outro tradicional expositor no evento, irá apresentar 11 machos e fêmeas provenientes de sua propriedade, a Fazenda Brahmansul de Porto Vera Cruz (RS). "A expectativa é sempre boa porque a Brahmansul continua no melhoramento genético e principalmente porque continua a usar os touros melhoradores a nivel mundial. Assim, podemos disponibilizar ao mercado o que tem de melhor na raça Brahman seja a nível nacional ou até mesmo a nível internacional". Entre os destaques da seleção da Brahmansul que estarão expostos, estão o macho "MR Brahmansul 324" e a fêmea "MS Brahmansul 307".  

Os animais estão expostos no pavilhão de bovinos do Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson até o último dia da feira. 

A raça Brahman
Formada nos EUA, a raça Brahman é fruto de cruzamentos de zebuínos advindos da Índia e do Brasil a partir de 1915. Presente em mais de 70 países, a raça foi introduzida oficialmente em solos brasileiros em 1994, passando a ser registrada pela ABCZ e vem obtendo excelentes resultados produtivos. O Brahman se destaca por sua conformação e qualidade de carcaça, resultado de mais de 100 anos de criteriosa seleção. A docilidade também é marcante, assim como a habilidade materna e a rusticidade. Atualmente é uma das raças zebuínas mais criadas e utilizadas em cruzamentos no Rio Grande do Sul, onde tem demonstrado considerável desempenho e eficiência a campo. O Brahman pode apresentar a variação de pelagem do branco-cinza ao vermelho claro e escuro.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012