Notícias

23-03-2016
Definidos os grandes campeões Gir Leiteiro da ExpoAgro Afubra 2016



Está aberto oficialmente o calendário de 2016 do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro. O projeto implantado em 2011 pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL), objetiva fomentar a raça em diferentes regiões do estado com mostra e julgamento que reúna pelo menos três criadores diferentes. A ExpoAgro Afubra 2016, realizada em Rio Pardo (RS), recebeu pela primeira vez uma etapa do ranking gaúcho. O julgamento foi realizado na tarde desta terça-feira, 22 de março e contou com a atuação de Nathã Carvalho, membro do conselho técnico da raça, como o jurado de classificação.

Entre as fêmeas jovens, destaque para “Tetéia” (Hargo Kubera x Deci FIV Vazz), campeã novilha maior aos 18 meses e vencedora do campeonato melhor novilha. Ela foi exposta pelo selecionador Airton Carlos Schneider, que se dedica à raça desde a década de 80 na Cabanha do Sossego em Lajeado (RS). Já o grande campeonato de fêmeas foi atribuído à campeã vaca jovem “Inbalada” (Gabinete Silvania x Arteira), de 43 meses, de propriedade de Iliseu Pressler, criador no Sítio Sonho de Menino localizado em Estrela (RS). Da mesma propriedade veio a reservada de grande campeã, título atribuído à campeã vaca adulta. “Ira” (CA Xerife TE x Estampada OCM) foi apresentada aos 57 meses de idade. Nos machos, a vitória foi do criador Jaime Francisco da Conceição, que desenvolve sua seleção em Novo Hamburgo (RS) na Fazenda Nossa Senhora de Lourdes. É dele o grande campeão, “Campesino” (Vale Ouro da Silvania x Sansinha), de 53 meses, campeão touro adulto. Como reservado, ficou o campeão macho jovem, “Sereno” (Maravilha Expoente Faisão x Serenata), de Airton Carlos Schneider.

A próxima etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro acontecerá de 24 de abril a 01 de maio na Festleite em Anta Gorda (RS). As ações do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro contam com o apoio da Supra Nutrição Animal.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012