Notícias

23-08-2015
Zebuínos da raça Sindi serão a grande novidade da Expointer 2015



A 38ª Expointer começa no próximo sábado (29/08) e se estenderá até o domingo, 06 de setembro em Esteio (RS). Com diversas obras em fase de conclusão para o inicio do evento, o parque de exposições Assis Brasil será palco de várias atrações. Entre os animais, novamente a exposição manterá a sua tradição de apresentar novas raças ao público a cada edição. Nos bovinos a novidade ficará por conta da raça Sindi, zebuínos conhecidos por sua pelagem vermelha, que pela primeira vez participarão da maior exposição agropecuária da América Latina. Cerca de 20 exemplares estarão à mostra no pavilhão de bovinos de corte durante os nove dias de evento, oriundos de dois expressivos criatórios localizados no estado de São Paulo. As Fazendas Reunidas Castilho do município de Novo Horizonte, trará 16 animais. O titular da empresa, Adaldio José de Castilho Filho, esteve na Expointer 2014 a convite do Núcleo Riograndense de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga para atuar como jurado dos equinos da raça e ficou impressionado com a representatividade do evento. “Por sua expressão internacional acredito que em Esteio o Sindi poderá ser visto por pessoas que jamais iriam a Uberaba (MG), a capital do zebu. O público é muito diversificado e a raça poderá conquistar alguns simpatizantes pelas qualidades funcionais que possui” destaca. Ele acredita que estrategicamente, a Expointer está consolidada como uma vitrine do agronegócio. “Minha intenção é divulgar as características funcionais e produtivas da raça. O Sindi é um zebuíno destaque na produção de carnes nobres com marmoreio. Vamos mostrar que é uma boa opção para cruzamento com as raças taurinas, pois produzirá um produto com ótima heterose e manterá a qualidade da carne” afirma. Conforme Adaldio, já há produtores utilizando a raça Sindi em cruzamentos no Rio Grande do Sul, com resultados muito satisfatórios. Para a Expointer, ele selecionou animais de destaque de seu plantel para esta grande estreia. Entre eles está o casal grande campeão nacional na Expozebu 2013 (em Uberaba/MG), o touro “Raio FIV da Estiva” e a matriz “Atenas FIV ACJF”, além da fêmea “Teoria FIV da Estiva” atual reservada de grande campeã nacional na Expozebu e do touro de central “Unicéfano da Estiva”. Além do criador Adaldio Castilho, outros exemplares da raça serão trazidos também pelo selecionador Antonio Gomes Perianes Neto, da Fazenda São Francisco do Baguassú de Avaré (SP).

A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), entidade responsável pela coordenação da participação das raças zebuínas na Expointer, marcou para quarta-feira, 02 de setembro, o julgamento da raça, a partir das 09h na pista 3 da pista central. O zootecnista Roberto Vilhena, jurado efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e com vasta experiência em julgamentos de diferentes raças e exposições pelo Brasil, irá avaliar machos e fêmeas criteriosamente selecionados e preparados para o evento. “Estou muito honrado com o convite. Será um prazer estar na grandiosa Expointer trocando experiências com os selecionadores. Vamos primar por uma forma didática e comprometida de trabalho com o zebu” ressalta. Para o presidente da ACGZ, José Amaral, a participação da raça Sindi irá contribuir no fomento do zebu moderno como uma ferramenta indispensável para potencializar a eficiência e a lucratividade da pecuária, principalmente quando utilizada em cruzamentos. “Os criadores de Sindi estão realizando um belo trabalho de seleção, comprovando as qualidades da raça em abates técnicos e no controle leiteiro oficial da ABCZ. A presença será muito positiva para o zebu como um todo” comenta. Os animais estarão expostos no pavilhão de bovinos de corte, juntamente com as demais raças zebuínas. 

A raça
Muito difundido no Nordeste do Brasil, o Sindi é uma raça zebuína, oriunda do deserto de “Sind”, no Paquistão. Possui pequeno a médio porte e baixo peso ao nascer, sendo os animais adequados para regiões e sistemas com poucos recursos alimentares, onde seria difícil a manutenção de animais de maior porte. Apresenta considerável rusticidade e eficiência alimentar, tendo sido selecionada para dupla aptidão, com fêmeas de ótima aptidão leiteira e machos e fêmeas com ótimo desempenho já comprovados em vários abates técnicos, inclusive destacando-se pela marmorização da carne. Visualmente, sua principal característica é a pelagem vermelha definida e as orelhas médias, levemente pendulosas e com boa mobilidade.

Em 2015, a participação dos zebuínos em Esteio seguirá a temática “Quem faz conta, cria e cruza com zebu”, que evidenciará a rentabilidade alcançada por criadores e utilizadores da genética zebuína em cruzamentos e contará com o apoio da Ortocasq Ortopedia e Casqueamento, Bio Nutri Nutrição Animal, Nutrifarma, Silo Gaúcho, ABCZ e Grupo Marfrig. Além de mostra e julgamento de animais, a programação contará também com palestras, reuniões, degustações de carne de zebu e participações na vitrine da carne gaúcha.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012