Notícias

15-08-2015
Número de zebuínos inscritos para a Expointer 2015 cresce 15%



As raças zebuínas apresentaram um crescimento de 15,2% no número de exemplares de argola (elite) inscritos para a Expointer 2015, a maior exposição agropecuária da América Latina marcada para o período de 29 de agosto a 06 de setembro no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS). São 302 animais inscritos por 39 expositores diferentes, sendo 30 oriundos do Rio Grande do Sul e os demais do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. 

A novidade fica por conta do maior número de raças participantes. Além das raças Brahman, Gir, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Tabapuã, nesta edição haverá a estreia da raça Sindi, que inscreveu 27 animais de selecionadores paulistas.

Na visão do presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), José Amaral estes números demonstram o momento positivo para as raças zebuínas "Sentimos os criadores animados, otmistas e felizes com os bons resultados comerciais em suas propriedades. Apesar das atuais dificuldades econômicas e da falta de mão de obra, conseguimos superar as inscrições de 2014 e 2013 graças a união e o comprometimento dos zebuzeiros" destaca. Além dos julgamentos, a ACGZ participará pela segunda vez da vitrine da carne gaúcha em conjunto com a ABCZ e o Grupo Marfrig, nos dias 3 e 4 de setembro, além da realização de degustações de carne zebuína durante a feira. 

Ao longo de cinco dias, o zootecnista Roberto Vilhena Vieira, jurado efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e com vasta experiência em julgamentos de diferentes raças e exposições pelo Brasil (inclusive Expozebu, em Uberaba-MG), irá avaliar machos e fêmeas criteriosamente selecionados e preparados para o evento. A programação de julgamentos pode ser observada abaixo:

Raça Gir Leiteiro:
Machos no sábado, 29 de agosto, a partir das 14h. Fêmeas e grandes campeonatos no domingo, 30 de agosto, a partir das 09h.
Raça Brahman: Segunda-feira, 31 de agosto, a partir das 09h.
Raça Nelore: Segunda-feira, 31 de agosto, a partir das 14h.
Raça Indubrasil: Terça-feira, 01 de setembro, a partir das 09h.
Raça Tabapuã: Terça-feira, 01 de setembro, a partir das 14h.
Raça Sindi: Quarta-feira, 02 de setembro, a partir das 09h.
Raça Guzerá: Quarta-feira, 02 de setembro, a partir das 14h.

Em 2015, a participação dos zebuínos em Esteio seguirá a temática “Quem faz conta, cria e cruza com zebu”, que evidenciará a rentabilidade alcançada por criadores e utilizadores da genética zebuína em cruzamentos e contará com o apoio da Ortocasq Ortopedia e Casqueamento, Bio Nutri Nutrição Animal, Nutrifarma, Silo Gaúcho, ABCZ e Grupo Marfrig.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012