Notícias

26-06-2015
Roberto Vilhena será o jurado das raças zebuínas na Expointer 2015



Por Nathã Carvalho

Através de sua diretoria e seus associados, a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) definiu o nome do responsável pela definição dos grandes campeões das raças zebuínas da 38ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer 2015, marcada para o período de 29 de agosto a 06 de setembro no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS). Ao longo de cinco dias, o zootecnista Roberto Vilhena Vieira, jurado efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e com vasta experiência em julgamentos de diferentes raças e exposições pelo Brasil (inclusive Expozebu, em Uberaba-MG), irá avaliar machos e fêmeas criteriosamente selecionados e preparados para o evento, oriundos de criadores gaúchos e dos demais estados. Vilhena já esteve em Esteio em outras oportunidades, onde avaliou outras raças, porém julgará os zebuínos no evento pela primeira vez. “Estou muito honrado com o convite. Será um prazer estar na grandiosa Expointer trocando experiências com os selecionadores. Vamos primar por uma forma didática e comprometida de trabalho com o zebu” destacou. Cabe salientar que Roberto Vilhena atuou por muitos anos como instrutor do curso de noções em morfologia e julgamento das raças zebuínas, quando este era realizado de forma itinerante em diversos estados.

O presidente da ACGZ, José Amaral, acredita que deverão estar expostas no parque Assis Brasil pelo menos seis raças zebuínas. “Estamos otimistas para uma qualificada mostra das raças Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Tabapuã. Além disso, estamos preparando algumas novidades” adiantou. Em 2015, a participação dos zebuínos em Esteio seguirá a temática “Zebu: Quem faz conta, cria e usa”, que evidenciará a rentabilidade alcançada por criadores e utilizadores da genética zebuína em cruzamentos e contará com o apoio da Ortocasq Ortopedia e Casqueamento, Nutrifarma, Bio Nutri, Silo Gaúcho e da ABCZ.

Programação preliminar dos julgamentos
Raça Gir Leiteiro: Machos no sábado, 29 de agosto, a partir das 14h. Fêmeas e grandes campeonatos no domingo, 30 de agosto, a partir das 09h.
Raça Brahman: Segunda-feira, 31 de agosto, a partir das 09h.
Raça Indubrasil: Terça-feira, 01 de setembro, a partir das 09h.
Raça Tabapuã: Terça-feira, 01 de setembro, a partir das 14h.
Raça Nelore: Quarta-feira, 02 de setembro, a partir das 09h.
Raça Guzerá: Quarta-feira, 02 de setembro, a partir das 14h.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012