Notícias

08-06-2014
Definido o prazo máximo para as inscrições de zebuínos para a Expointer 2014



Após uma reunião com a Comissão Permanente de Exposições e Feiras da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), a diretoria executiva da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) definiu o prazo máximo para o recebimento de inscrições de animais que irão participar da 37ª Expointer, de 30 de agosto a 07 de setembro no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os criadores de todo o país terão até o dia 25 de julho (sexta-feira) para cadastrar os animais que irão participar do evento. Para realizar as inscrições, os selecionadores que são expositores atualmente receberão via e-mail uma circular com todos os procedimentos. Aqueles que desejarem participar pela primeira vez, deverão solicitar o documento pelo e-mail acgz@acgz.com.br. De acordo com o gerente executivo da entidade, Nathã Carvalho, uma das novidades para este ano é que o criador que inscrever acima de 10 animais efetivos, será bonificado com mais uma inscrição. "Nossa expectativa é receber a inscrição de aproximadamente 270 exemplares entre as raças leiteiras, de corte e dupla aptidão" afirma. 

Melhoramento genético do zebu estará em evidência
Com o tema "Zebu moderno: Resultado garantido" a mostra de zebuínos na Expointer em 2014, destacará a evolução zootécnica que as raças zebuínas tiveram ao longo dos últimos anos, alicerçada principalmente a partir dos programas de melhoramento genético as quais participam e da criteriosa seleção adotada pelos criadores. "Será este intensivo melhoramento do zebu que vamos destacar em nossa participação este ano. Nossa intenção é mostrar que o zebu moderno é uma ferramenta indispensável para uma pecuária mais eficiente e lucrativa, principalmente se utilizada em cruzamentos" destaca o presidente da ACGZ, José Amaral. Em nove dias de exposição, os exemplares que forem avaliados das raças Brahman, Gir, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Tabapuã, oriundos de criatórios participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) estarão em destaque nos pavilhões. 

O regulamento técnico para as raças zebuínas na Expointer está disponível neste site, no menu "área técnica", sub-menu "regulamentos". 
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
E-mail:
zebu@acgz.com.br

Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012