Arquivos

23-92-2013
Conhecidos os grandes campeões Gir Leiteiro da Agrotecnoleite 2013

Realizada no período de 24 a 27 de setembro, a Agrotecnoleite 2013, realizada no campus da Universidade de Passo Fundo/RS, reuniu as principais raças leiteiras selecionadas no Rio Grande do Sul. Representando o zebu, o Gir Leiteiro marcou presença no evento pela 3ª vez consecutiva. A participação da raça na feira teve coordenação do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) com o apoio da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). Seis criadores levaram cerca de 40 exemplares para a exposição, que integrou o calendário do Ranking Gaúcho de Gir Leiteiro. O julgamento, realizado na sexta-feira, 27 de setembro, teve a atuação do Médico Veterinário e técnico da ABCZ no estado, Edon Rocha Braga, como jurado. 

Entre os machos, destaque para "Apolo das Nogueiras", campeão touro jovem, exposto por José Adalmir Ribeiro do Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul/RS. O animal foi eleito bi-grande campeão da exposição. Do mesmo expositor, veio a fêmea apontada como a reservada de grande campeã, título atribuído para a campeã vaca jovem, "Bela FIV das Nogueiras". O expositor Álvaro José Bombonatto, do Sítio Santo Antônio de Nova Alvorada/RS, também conquistou o prêmio de reservado de grande campeão pela segunda vez consecutiva com o macho "Diamante", campeão macho jovem. Da Agropecuária Fortaleza, de Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul/RS, veio "Laylala FIV", campeã vaca adulta, definida como a grande campeã da mostra. Entre as fêmeas jovens, a melhor novilha da raça, "Nazaré FIV",  veio da Fazenda Lobo Guará, de Jairo André Gorczevski, de Muitos Capões/RS. 

"A raça teve uma excelente representação, tanto que a Agrotecnoleite valerá na categoria especial para o ranking, assim como a Expointer e a Expoleite. A participação foi muito positiva, pois houve grande interesse do público por conhecer o Gir Leiteiro e os benefícios do zebu para leite" informou José Amaral, coordenador do NGCGL e presidente da ACGZ. Durante a exposição, várias matrizes Gir Leiteiro foram ordenhadas com ordenha mecânica, para possibilitar a visualização pelo público, da adaptabilidade da raça ao sistema. O Gir Leiteiro deverá estar presente nos próximos dias nas exposições de Aratiba, Marau, Vacaria e Alegrete.

Veja a galeria de fotos da participação na Agrotecnoleite clicando aqui. 
 
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012