Arquivos

15-42-2013
Zebu participa da Fenamilho 2013, nesta semana em Santo Ângelo/RS

Para apresentar as potencialidades dos zebuínos, exemplificadas de forma geral pela rusticidade, longevidade, baixo custo de mantença, eficiência alimentar e principalmente à versatilidade em quaisquer cruzamentos com as raças taurinas, sejam eles para corte ou leite, a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) prepara junto ao Sindicato Rural de Santo Ângelo, a participação das raças zebuínas na 16ª edição da Feira Internacional do Milho, a Fenamilho 2013. O evento ocorre entre 29 de abril e 05 de maio no parque de exposições Siegfried Ritter em Santo Angelo/RS. A expectativa para esta edição da feira é de gerar R$ 150 milhões em negócios e receber mais de 150 mil visitantes.

Uma das novidades da edição, será a estreia dos animais de aptidão leiteira das raças zebuínas, através da presença da raça Gir Leiteiro. “A raça participará pela primeira vez no evento com a exposição de animais criados em solo gaúcho e com famílias oriundas de genética provada para leite através dos programas de melhoramento genético da raça, como o PNMGL (Embrapa/ABCGIL) e PMGZ (ABCZ/Unesp)” adianta o gerente executivo da ACGZ, Nathã Carvalho.  Exemplares virão de três diferentes propriedades gaúchas e deverão participar de um julgamento, marcado para o dia 2 de maio a cargo do médico veterinário Leonardo Moreira.  “Nossa intenção é tornar o Gir Leiteiro mais próximo dos produtores de leite, fomentando a raça em diferentes localidades do estado e mostrar a aptidão leiteira do zebu” informa José Amaral, coordenador do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e presidente da ACGZ.

No gado de corte, os zebuínos serão representados mais uma vez pela raça Brahman, que tem tradicional presença no evento. A raça é reconhecida pela sua qualidade de carcaça, docilidade, habilidade materna, rusticidade e longevidade, além de ser o zebuíno mais difundido no mundo e formador de raças sintéticas expressivas como o Brangus e o Braford. A mostra será garantida pelos selecionadores da região, considerada um grande berço genético do Brahman no Rio Grande do Sul. “Através do esforço dos selecionadores, o Brahman mais uma vez se fará presente no evento, mantendo a sua tradição e exibindo animais diferenciados e modernos, o que farão com que o zebu de corte esteja representado à altura” destaca o presidente José Amaral. 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012