Arquivos

20-93-2015
Expointer 2015 teve participação histórica das raças zebuínas

Por Nathã Carvalho e Márcia Benevenuto

Impulsionada pelo crescimento de 15,2% no número de animais inscritos em relação a 2014 e pelo fortalecimento da aliança com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) na realização de diversas ações, a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) promoveu uma das mais intensas mostras das raças zebuínas da história da Expointer. A edição de 2015 foi realizada entre 29 de agosto e 06 de setembro no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A programação contemplou julgamentos, palestras, reuniões internas, confraternizações, degustações de carne de animais zebuínos e a participação, pelo segundo ano consecutivo na vitrine da carne gaúcha. Os expositores elogiaram as iniciativas institucionais. “As últimas edições da Expointer foram muito positivas para o zebu, pois foram marcadas por várias conquistas, mas em 2015 todas nossas expectativas foram superadas”, comentou o presidente da ACGZ, José Amaral.

O grande destaque deste ano ficou por conta da estreia da raça Sindi em Esteio. Machos e fêmeas conduzidos de criatórios do Sudeste do país avermelharam o gramado da pista de julgamento e chamaram a atenção do público e dos criadores de outras raças. No total, animais das raças Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã foram apresentados por 34 expositores diferentes oriundos do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. “Já havíamos percebido os criadores mais animados, otimistas e felizes com os bons resultados comerciais em suas propriedades e esse momento se repetiu em Esteio com um maior volume de exemplares inscritos e de selecionadores prestigiando. A Expointer 2015 acabou com um clima de satisfação ainda mais evidente entre os zebuzeiros”, definiu Amaral.

Reuniões
No dia 29 de agosto, representantes da ABCZ, liderados pelo presidente Luiz Claudio Paranhos recebeu os criadores gaúchos para a reunião anual. O evento aconteceu na sede conjunta da ACGZ/ABCZ e contou também com a presença dos diretores Antônio Pitangui de Salvo, Silvio de Castro Cunha Junior, Ronaldo Venceslau Rodrigues da Cunha e José de Castro Rodrigues Netto. Na oportunidade foram discutidos assuntos relacionados com as atuais ações da entidade, como o projeto de desburocratização do registro genealógico, as oportunidades de mercado de genética zebuína no exterior e o lançamento do CRPBZ (Centro de Referência da Pecuária Brasileira – ZEBU) como o maior banco de informações do setor.

Lançamento do novo folder institucional
Ainda na noite de 29 de agosto a ACGZ lançou em sua sede a 2ª edição do seu folder institucional. Na oportunidade, o gerente executivo da entidade e editor da edição, Nathã Carvalho, apresentou aos presentes o material que traz como tema "Zebu no Rio Grande: + carne, + leite. Quem faz conta cria e cruza com zebu". O impresso traz informações sobre a história e as características do zebu, as raças zebuínas, além do relato de algumas pesquisas e experiências de cruzamentos, com vasta ilustração de imagens de zebuínos no território gaúcho. O folder foi distribuído ao público visitante durante toda a Expointer e estará disponível nos próximos eventos que contarão com a participação das raças zebuínas.

Palestras
Outro ponto alto da programação aconteceu na noite 31 de agosto, segunda-feira. A sede da ACGZ/ABCZ foi tomada por criadores e profissionais interessados nas palestras programadas. “Cruze com zebus com DEP´s” foi o tema da apresentação do professor do departamento de zootecnia da faculdade de agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. José Fernando Piva Lobato, que falou sobre as vantagens da utilização de touros melhoradores, de raças zebuínas, na produção animal, em especial nos cruzamentos. E na sequência, o gerente comercial do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), Cristiano Botelho, apresentou as novidades do programa e enfatizou a relevância da adesão ao programa por selecionadores que objetivam atender a demanda crescente pelos reprodutores geneticamente superiores.

Promoção da carne zebuína
A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) com apoio da ABCZ e do Grupo Marfrig repetiu o sucesso de 2014 ao promover degustações de carne 100% zebuína durante a Expointer 2015. Os eventos foram realizados nos dias 3, 4 e 5 de setembro, sempre na hora do almoço e do happy hour no fim da tarde. A ação atraiu muita gente e proporcionou aos visitantes a experiência de saborear um produto de alta qualidade e de origem 100% zebuína. Cortes como alcatra, picanha e maminha foram assados e grelhados com fogo e carvão, na grelha e também no espeto como manda a cultura gaúcha. A equipe de churrasqueiros da ACGZ se instalou ao lado dos corredores onde estavam expostos os zebuínos para oferecer a iguaria. De acordo com o presidente da ACGZ, José Amaral “A carne zebuína tem adquirido maciez sem perder sua grande vantagem de ser uma carne magra e saudável. O zebu de corte moderno é mais precoce e mais eficiente, o que garante a produção de uma carne de qualidade tanto em animais puros como em cruzamentos. É isto que queremos mostrar para o público gaúcho - mais acostumado a consumir carne de taurinos e ovinos. Percebemos que muitos visitantes ficaram surpresos. As pessoas provaram e aprovaram a maciez, o sabor e a suculência. Muita gente perguntou sobre pontos de venda da carne de zebu no estado”, salientou o presidente.

Vitrine da carne gaúcha
Ação integrante do programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, a vitrine da carne gaúcha, realizada no pavilhão internacional do parque Assis Brasil, contou pelo segundo ano consecutivo com a participação da ACGZ e da ABCZ, que nesta edição, apresentaram uma carcaça 100% zebu em duas sessões, realizadas nos dias 3 e 4 de setembro. A carcaça foi oriunda de um macho castrado de pouco mais de dois anos de idade, produzido e terminado em pastagem de braquiária e azevém no município de São Gabriel (RS) e abatido na planta de Bagé (RS) do frigorífico Marfrig. A desossa foi realizada pelo consultor de carnes Marcelo Bolinha que, por diversas vezes, elogiou o rendimento dos cortes, como a qualidade e o marmoreio presente nas peças, chamando a atenção do público para esses detalhes. A preparação dos cortes coube a chefe Katiana Colombo, que executou diversas receitas a base da proteína vermelha. Cerca de 200 pessoas presentes em cada sessão, tiveram a oportunidade de degustar os pratos de carne 100% zebu. A explanação sobre o zebu e o detalhamento sobre o animal abatido foi realizada pelo gerente executivo da ACGZ, Nathã Carvalho.

Eleição de nova diretoria
A Expointer 2015 também ficou marcada pela eleição da diretoria que conduzirá a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu no biênio 2016/2017. A definição ocorreu em assembleia geral ordinária realizada na sede daassociação na noite de terça-feira, (01/09). Na oportunidade, os associados elegeram como o próximo presidente o criador Fábio Edson Monteiro Bittencourt, tradicional selecionador da raça Tabapuã no município de Manoel Viana. Fábio terá Valdir Ferreira Rodrigues, criador da raça Brahman na cidade de Bom Jesus, como vice-presidente.

6ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro
Promovida pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) com o apoio executivo da ACGZ, a 6ª edição da Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro ocorreu paralelamente à Expointer e contou com a participação de 120 exemplares de treze expositores gaúchos. A mostra integrou o calendário do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro como etapa obrigatória no circuito. Os julgamentos aconteceram no sábado (29/08) e no domingo (30/08), quando a premiação dos vencedores foi entregue pelo NGCGL em coquetel realizado na sede da ACGZ no turno da noite. A Fazenda Santo Antônio, do selecionador Álvaro Bombonatto, localizada em Nova Alvorada (RS) conquistou quatro dos cinco principais títulos. O prêmio de reservado de grande campeão ficou com a seleção de José Amaral, da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul (RS).

Julgamentos
As avaliações para a definição dos grandes campeões das raças zebuínas na Expointer tiveram início no primeiro dia do evento, no sábado à tarde, 29 de agosto, quando entraram em pista os machos da raça Gir Leiteiro. Os julgamentos ainda tiveram continuidade até a quarta-feira, 02 de setembro e contaram com a atuação do zootecnista Roberto Vilhena Vieira, jurado oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Na noite de quarta-feira (02/09) os criadores foram recebidos na sede para um coquetel de confraternização e entrega dos prêmios. Os resultados podem ser conferidos aqui. 

Serviço:
Em 2015, a mostra de zebu na Expointer seguiu a temática “Quem faz conta, cria e cruza com zebu”, que buscou evidenciar a rentabilidade alcançada por criadores e utilizadores da genética zebuína. “Nossa intenção foi mostrar que o zebu moderno, produzido no Rio Grande do Sul, é uma ferramenta indispensável para uma pecuária mais eficiente e lucrativa, principalmente quando aplicada em cruzamentos. Pelo sucesso das ações desenvolvidas e pelas comercializações de animais durante a feira, acredito que conseguimos alcançar o objetivo com êxito" finaliza José Amaral. A participação dos zebuínos em Esteio contou com o apoio da ABCZ, Ortocasq Ortopedia e Casqueamento, Bio Nutri Nutrição Animal, Nutrifarma , Silo Gaúcho e Grupo Marfrig.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012