Arquivos

23-60-2015
Expoleite Fenasul recebeu a 2ª etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro 2015

Por Nathã Carvalho
 
Encerrada neste domingo (31) em Esteio (RS), a Expoleite Fenasul integrou pelo 4º ano consecutivo o calendário do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, circuito de exposições organizado pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro que conta com o apoio executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu. Com cerca de 40 animais participantes o Gir Leiteiro foi uma das três raças leiteiras participantes do evento, ao lado do Holandês e do Girolando. O julgamento foi realizado no sábado (30) pela zootecnista Manuela Gama de Ribeirão Preto (SP). Manuela é jurada efetiva da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e veio julgar no evento pela segunda vez. "Foi um grande prazer julgar a Expoleite Fenasul novamente. Gostaria de parabenizar os criadores e expositores dos animais, que apresentaram muita qualidade em pista e uma evolução de dois anos para cá. À ACGZ e ao NGCGL, quero deixar minha admiração pelo trabalho realizado no estado e pela constante busca pelo aprimoramento do seu trabalho" destacou. 

Em pista, “Exibida FIV das Nogueiras” (Fardo FIV F. Mutum x Cambraia TE de Brasília), campeã novilha maior com 21 meses, foi definida como a melhor novilha da raça. Ela pertence ao selecionador José Adalmir Ribeiro do Amaral, titular da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul (RS). Da mesma propriedade veio o casal grande campeão. Destaque para “Apolo das Nogueiras” (Cadarso x Lena da Palma), que conquistou o tetra grande campeonato (2012, 2013, 2014, 2015) aos 65 meses. Já a fêmea “Diopa FIV Alto da Estiva” (CA Sansão x Jacarta Alto Estiva) levou o grande campeonato após ter vencido o campeonato vaca adulta, onde se apresentou aos 56 meses. O criador Iliseu Pressler do Sítio Sonho de Menino, localizado em Estrela (RS) novamente conquistou um bom resultado na Expoleite Fenasul. Desta vez, com a vaca adulta de 85 meses “Jética da Epamig” (Cálculo da Epamig x Dacada da Epamig) apontada como a reservada de grande campeã. Em 2014 o grande campeonato foi para a vaca “Nova da Epamig” também de sua propriedade. Já a Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Jaime Francisco da Conceição de Novo Hamburgo (RS), ficou com o reservado de grande campeonato entre os machos. A roseta foi atribuída à “Campesino” (Vale Ouro TE Silvânia x Sansinha), campeão touro jovem aos 43 meses.

As ações do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu contam com o apoio da Supra Nutrição Animal, Nutrifarma, CRV Lagoa, Bio Nutri Nutrição Animal, Bio Mart Nutrição Animal, Ortocasq Casqueamento, Embryo Sul e Silo Gaúcho. A próxima etapa do Ranking Gaúcho de Gir Leiteiro ocorre de 29 de agosto a 06 de setembro durante a Expointer 2015 em Esteio (RS). O julgamento está marcado para sábado e domingo, 29 e 30 de agosto respectivamente.

Confira a galeria de fotos do julgamento no menu fotos > eventos.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012