Arquivos

22-50-2015
ExpoSol abriu o ranking da raça Gir Leiteiro de 2015

Por Nathã Carvalho   

Está aberto oficialmente a 5ª edição do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro – RGGL 2015, circuito de exposições do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) com o apoio executivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). A primeira exposição do calendário deste ano, a Exposição Feira de Soledade – ExpoSol, teve seus grandes campeões da raça conhecidos na tarde deste sábado, 02 de maio, no Parque de eventos Centenário Rui Ortiz. Para a definição dos merecedores das faixas e escarapelas, atuou em pista, o médico veterinário e técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Edon Rocha Braga. O evento reuniu exemplares de criadores oriundos de quatro municípios. “Os exemplares aqui participantes são dignos de qualquer exposição no Brasil. Todos evidenciam com êxito as características e qualidades da raça Gir Leiteiro” enfatizou o jurado em seu discurso de encerramento dos trabalhos de julgamento.

Resultados
Entre as fêmeas jovens, o título de melhor novilha foi atribuído para “Graça” (Planalto da Cal x SA Divina), campeã novilha menor, de 13 meses, exposta por Álvaro José Bombonatto, criador na Fazenda Santo Antônio em Nova Alvorada (RS). Do mesmo expositor, veio o casal grande campeão. “Diamante” (Teatro da Silvânia x Enjerica da Epamig), campeão touro jovem, de 43 meses, que conquistou o título entre os machos. Nas fêmeas adultas, vitória de “Brankura” (Teatro da Silvânia x Bordada), de 57 meses, campeã vaca adulta de criação de Airton Zampiron. A Fazenda Lobo Guará, de Jairo André Gorczevski de Muitos Capões (RS), faturou o título de reservada de grande campeã com a matriz “Fórmula Um BRT”, (Fardo FIV F Mutum x Fabel Sansão Eca Fiv), campeã vaca jovem de 39 meses. “Maestro” (Barbante TE de Kubera x Cocada) de 12 meses venceu o campeonato júnior menor e posteriormente foi escolhido como o reservado de grande campeão. O animal foi exposto por Claudir Luiz Guadagnim, do Sítio Pedra D´Água de Capão Bonito do Sul (RS). Abaixo, as fotos dos grandes campeões. 

As ações do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu contam com o apoio da Supra Nutrição Animal, Nutrifarma, CRV Lagoa, Bio Nutri Nutrição Animal, Bio Mart Nutrição Animal, Ortocasq Casqueamento, Embryo Sul e Silo Gaúcho. A próxima etapa do Ranking Gaúcho de Gir Leiteiro ocorre de 27 a 31 de maio durante a Expoleite Fenasul 2015 em Esteio (RS). O julgamento está marcado para sábado, 30 de maio a partir das 11h.

Confira a galeria de fotos do julgamento no menu fotos > eventos. 
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012