Arquivos

19-22-2015
“Conquistas zebuínas” marcam a participação na Expointer 2014

Por Nathã Carvalho

Os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa) revelam que as raças zebuínas participam da exposição internacional de animais, máquinas, implementos e produtos agropecuários (Expointer) desde suas primeiras edições realizadas no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS) na década de 70. Portanto, mantendo a sua tradição, o zebu pisou forte nas pistas do parque de exposições Assis Brasil de 30 de agosto a 07 de setembro, período em que o local recebeu a 37ª edição da mais famosa e reconhecida exposição agropecuária da América Latina. Se nas outras edições o objetivo da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) foi apresentar ao público uma qualificada exposição de animais, desta vez, a entidade ampliou muito mais o seu foco. Com o tema “Zebu moderno, resultado garantido” a associação fortaleceu sua parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para destacar os criatórios e os animais integrantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) nos corredores dos pavilhões de bovinos de corte e leite. “O propósito foi evidenciar a evolução zootécnica que as raças zebuínas tiveram ao longo dos últimos anos, alicerçada principalmente a partir dos programas de melhoramento genético e da criteriosa seleção adotada pelos criadores. Nossa intenção foi mostrar que o zebu moderno, produzido no Rio Grande do Sul, é uma ferramenta indispensável para uma pecuária mais eficiente e lucrativa, principalmente se aplicada em cruzamentos" destacou o presidente da ACGZ, José Amaral. A exposição de zebuínos na Expointer também teve como destaque a concretização de duas conquistas importantes: A estreia na vitrine da carne gaúcha a partir da parceria com a ABCZ, Farsul e Grupo Marfrig e a realização de degustações de carne 100% zebuína no pavilhão de bovinos de corte. A vitrine da carne gaúcha, uma iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae-RS, contou com o apoio das associações de raça e marcas de carne produzidas no RS. Em duas sessões, os cortes feitos pelo consultor de carnes Marcelo Bolinha em uma sala de desossa, foram preparados pela chef Fernanda Moreira em uma cozinha demonstrativa. Na sequência, o público teve a oportunidade de degustar receitas especiais com os cortes da carcaça cruza zebu participante. "A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu estreou na vitrine da carne  e mostrou um produto de ponta. Uma carcaça pesada, curta e cheia, mostrando grande maciez  e gordura mais amarelada, mostrando cor de um animal produzido a campo. Sem dúvidas foi uma das estrelas da vitrine da carne gaúcha. Esse produto esteve sim entre as melhores. Obrigado ACGZ por estrear na vitrine com um belo produto. Parabéns.” evidenciou Bolinha em sua explanação ao público. Durante nove dias de exposição, estiveram expostos mais de 200 exemplares das raças Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Tabapuã, oriundo de expositores gaúchos, paranaenses e mineiros.

Julgamentos
Para a edição de 2014, a ACGZ convidou a médica veterinária e jurada oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Tatiane Almeida Drummond Tetzner para avaliar os exemplares de todas as raças zebuínas. A participação do zebu nas pistas de julgamento teve início no sábado, 30 de agosto, quando entraram em pista os machos da raça Gir Leiteiro. No domingo, 31 de agosto foram definidos os grandes campeões. Já a raça Brahman foi julgada na segunda-feira, 01 de setembro. No dia 02 de setembro, terça-feira, foi a vez da raça Indubrasil. Na quarta-feira, 03 de setembro, foram avaliados os indivíduos da raça Tabapuã, Nelore e Guzerá. Os resultados foram os seguintes:

Raça Gir Leiteiro
Melhor novilha: S.A Flor, (Jaguar TE do Gavião x Esborna de Brasília), de Álvaro José Bombonatto, Fazenda Santo Antônio, Nova Alvorada (RS).
Grande campeã: Badalada, (Efalc Paraíso Caju x Xuxa OCM), de Álvaro José Bombonatto, Fazenda Santo Antônio, Nova Alvorada (RS).
Res. Gde. Campeã: Canela Fiv das Nogueiras, (Estilo OT x Patagônia FIV Palma), de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul (RS).
Grande campeão: Apolo das Nogueiras, (Cadarso x Lena da Palama), de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul (RS).
Res. Gde. Campeão: Diamante, (Teatro da Silvânia x Enjerica da Epamig) de Álvaro José Bombonatto, Fazenda Santo Antônio, Nova Alvorada (RS).
Fotos da participação da raça aqui. 

Raça Brahman
Grande campeã: Ms Brahmansul 211 ( ), de Hildo José Traesel, Fazenda Brahmansul, Porto Vera Cruz (RS).
Res. Gde. Campeã: Ms Larissa POI 510 (Ator da Mapa x Adhara da Matoverde), de Marcelo Bayer, Brahman MA, Westfália (RS).
Grande Campeão: Lufo da Canaã, (Ivan da Canaã x Baroneza do Condo), de Valdir Ferreira Rodrigues, Fazenda Santa Vitória, Bom Jesus (RS).
Res. Gde. Campeão: Mr Brahmansul 254 (JDH Sir Marri Manso x Miss Brahmansul 9) de Hildo José Traesel, Fazenda Brahmansul, Porto Vera Cruz (RS).
Fotos da participação da raça aqui.

Raça Indubrasil
Grande Campeã: Posse da Natureza (Darno da Santa Luzia x Kama da Natureza) de Elair Bachi, Sítio Tio Fiorindo, Paim Filho (RS).
Res. de Grande Campeã: Hagnella (Rubi da Santa Luzia x Modello) de Elair Bachi, Sítio Tio Fiorindo, Paim Filho (RS).
Grande Campeão: Caio da Natureza (Maya da Natureza x Posse da Natureza) de Elair Bachi, Sítio Tio Fiorindo, Paim Filho (RS.
Res. de Grande Campeão: Donn Juan (Rubi da Santa Luzia x Trovoada da Natureza) de Elair Bachi, Sítio Tio Fiorindo, Paim Filho (RS).
Fotos da participação da raça aqui. 

Raça Tabapuã
Grande Campeã: Vitória da Guajuviras (Sabiá da EP x Poderosa FIV 4 Irmãs), de Fábio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Res. de Grande Campeã: Tizuka da Guajuviras (Sabiá da EP x Tapira da Guajuviras) de Fábio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Grande Campeão: Virgilho da Guajuviras (Sabiá da EP x Talentosa da Guajuviras) de Fábio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Res. de Grande Campeão: Valente da Guajuviras,(Sabiá da EP x Potiara da Guajuviras) de Fábio Edson Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Fotos da participação da raça aqui.

Raça Nelore
Grande Campeã: Maragata (Deferido COL x Roseta) de Otávio Lorenzini, Fazenda Casa Branca, Santiago (RS).
Res. Gde. Campeã: Bebuitaba da Cagibi , (Missone da Guadalupe x Bebuitaba da Xaraes), da Agromercantil Vila Rica Ltda, Fazenda Cagibi, Fênix (PR).
Fotos da participação da raça aqui.

Raça Guzerá
Grande Campeã: Nema S (Encantador Villefort x Gavea III S) da Seleção Guzerá Agrop. LTDA, Fazenda Canoas, Curvelo/MG.
Res. de Grande Campeã: Nesga S, (Rajasthan Importado x Galagala S) da Seleção Guzerá Agrop. LTDA, Fazenda Canoas, Curvelo/MG.
Grande Campeão: Jayant TE 02/11 (Abaeté S x Lindeza ROE) de Firmino Teixeira da Silva Júnior, Cabanha CJR, André da Rocha/RS.
Reservado de Grande Campeão: Morro S (Ganges Importado x Ala S) da Seleção Guzerá Agrop. LTDA, Fazenda Canoas, Curvelo/MG.
Fotos da participação da raça aqui. 

As ações da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu contam com o apoio da Ortocasq ortopedia e casqueamento bovino, Silo Gaúcho silagem de milho, Embryo Sul e ABCZ.

Veja fotos da participação na vitrine da carne gaúcha e do coquetel de entrega de prêmios no menu "fotos" > "eventos".  
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012