Arquivos

16-02-2014
Expofeira de Alegrete recebeu a 4ª edição da Exposição Gaúcha de Zebu

Alegrete, na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, recebeu pela segunda vez a Exposição Gaúcha de Zebu, iniciativa da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) que objetiva evidenciar o zebu moderno como uma ferramenta indispensável para potencializar a eficiência e a lucratividade da pecuária, principalmente quando utilizada em cruzamentos. Conforme o presidente da ACGZ, José Adalmir Ribeiro do Amaral, através da exibição de exemplares diferenciados das raças zebuínas, “com este evento, objetiva-se fomentar o zebu em diferentes regiões, neste caso, a região onde a pecuária junto com a agricultura representa a principal base econômica local. Vale lembrar, que Alegrete concentra o maior rebanho bovino do Rio Grande do Sul e é o município de maior extensão de terras do estado” destacou.

Neste contexto, as raças zebuínas credenciam-se para agregar com suas características como rusticidade, adaptabilidade, eficiência alimentar, habilidade materna e rendimento de carcaça na produção de novilhos mais produtivos. “Trabalhos conduzidos e publicados por instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul comprovam o que já se conhece há muito tempo, que é a superioridade do desempenho dos produtos meio sangue zebu com taurinos” explica o gerente executivo da ACGZ, Nathã Carvalho. Para ele, “estes animais possuem o potencial de serem mais eficientes em diferentes sistemas de produção, potencializando a produção de carne por hectare, através da redução da idade de abate e desta forma, contribuindo para uma maior dinâmica de giro na propriedade e consequentemente, favorecendo a rentabilidade do produtor” destaca. Na bovinocultura de leite, o zebu também contribui na produção de fêmeas mais produtivas, rústicas e longevas, além de machos com maior valor comercial, acrescenta o presidente Amaral.

A exposição
Realizada de 13 a 19 de outubro no parque de exposições Dr. Lauro Dornelles, a 72ª Exposição Agropecuária de Alegrete, organizada pelo sindicato rural local, contou com a exposição de mais de 1.200 animais entre aves, cães, bovinos, eqüinos e ovinos. O zebu esteve representado pelas raças Brahman, Gir Leiteiro, Nelore e Tabapuã, trazidas ao recinto por oito expositores oriundos de Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. Vale ressaltar, a estréia de dois novos criadores expondo animais de argola, nas raças Nelore e Tabapuã. Em seu pronunciamento na solenidade de abertura do evento, realizada no domingo, 19 de outubro, o diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, destacou a contribuição das raças zebuínas com suas qualidades nos cruzamentos e ressaltou a qualidade da carne do zebu e seus cruzamentos, evidenciada na última edição da vitrine da carne gaúcha, realizada durante a Expointer em Esteio (RS), marcada pela primeira participação de carcaça zebuína.

Além da mostra, os animais participaram dos julgamentos, realizados na sexta-feira, 17 de outubro. Cabe destacar, o considerável envolvimento dos alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária na pista. Nas raças Brahman, Nelore e Tabapuã, atuou como jurado de classificação o médico veterinário Luís Rafael Lagreca. No Gir Leiteiro, a definição dos grandes campeões foi realizada por Nathã Carvalho. A participação da raça contou como a 5ª e última etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, conduzido pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro. Os resultados foram os seguintes:

Raça Brahman
Grande campeã: Ms Electra POI FIV 448/2, campeã vaca adulta, de Carlos Agostinho Carvalho de Oliveira, Brahman Santa Luzia, Alegrete (RS).
Reservada de grande campeã: Ms Esperanza POI FIV 489/2, reservada de campeã vaca adulta, de Carlos Agostinho Carvalho de Oliveira, Brahman Santa Luzia, Alegrete (RS).

Raça Gir Leiteiro
Melhor novilha: Estréia FIV das Nogueiras, campeã novilha menor, de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul (RS).
Grande campeã: Canela das Nogueiras, campeã vaca jovem, de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul (RS).
Reservada de grande campeã: Dália, campeã vaca adulta, de Jaime Francisco da Conceição, Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, Novo Hamburgo (RS).
Grande campeão: Bimbo TE do Moirão, campeão macho jovem, de André Alci de Castilhos, Sítio Moirão, Caxias do Sul (RS).
Reservado de grande campeão: Nsal Fardinho, de Jaime Francisco da Conceição, Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, Novo Hamburgo (RS).

Raça Nelore
Grande campeão: Ecco FIV da Valônia, campeão touro sênior, de Ed Estivalet Dorneles, Cabanha Timbaúva, Alegrete (RS).

Raça Tabapuã
Grande campeã: Vitória da Guajuviras, campeã novilha maior, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Reservada de grande campeã: Valquírea da Guajuviras, campeã novilha menor, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Grande campeão: Virgilho da Guajuviras, campeão júnior maior, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Reservado de grande campeão: Valente da Guajuviras, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).

Prêmio cabanha do ano bovinos de corte de argola
Conferido pelo Sindicato Rural de Alegrete, o prêmio cabanha do ano é atribuído ao criatório que se destaca entre os expositores das diferentes categorias que integram a exposição. Se tratando de bovinos de corte “a galpão”, entre todas as raças, em 2014, a escolhida foi a Cabanha Guajuviras, tradicional ponto de seleção de zebuínos da raça Tabapuã do casal Fábio e Maria Jaci Bittencourt.

Veja a galeria de fotos do evento no menu "fotos > eventos". 

As ações da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu contam com o apoio da Ortocasq ortopedia e casqueamento bovino, Silo Gaúcho silagem de milho, Embryo Sul e ABCZ.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012