Arquivos

20-50-2014
Raça Brahman brilha na 20ª Fenasoja em Santa Rosa

Realizada em Santa Rosa, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) chegou à sua 20ª edição comprovando a sua consagração como uma das maiores feiras multissetoriais do país e uma das mais expressivas exposições do agronegócio gaúcho, tamanha sua grandiosidade. Entre 25 e 28 de abril o Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson recebeu os bovinos de corte participantes do primeiro turno do evento. Entre as raças representadas, esteve a Brahman, que possui tradicional presença na mostra em virtude da região ser considerada um grande pólo genético da raça no estado, já que ali surgiram os pioneiros na seleção e até hoje concentra um grande número de criadores. A representação do Brahman reuniu diversos deles durante a programação desenvolvida no sábado, dia 26 de abril. A participação da raça teve a organização da própria Fenasoja, através das comissões de pecuária e específica de gado de corte e da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). “Foi um trabalho conjunto. Estamos muito felizes em poder somar esforços junto à organização do evento que sempre fez um ótimo trabalho. Unimos forças e assim conseguimos mostrar a força e a evolução do zebu, em especial ao Brahman, uma raça extremamente relevante para a pecuária regional” festejou o presidente da ACGZ, José Amaral.

O julgamento dos animais contou com a atuação do médico veterinário e jurado oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Lauro Fraga Almeida. Entre as fêmeas ele apontou a campeã vaca adulta “Ms Brahmansul 2011” (JDH Mr Woodman Manso x Ms Querença 1575) de 31 meses e 765kg como grande campeã. A matriz foi exposta por Hildo José Traesel, da Fazenda Brahmansul de Porto Vera Cruz/RS. Do mesmo proprietário veio ainda a reservada de grande campeã, título atribuído para a reservada campeã vaca adulta “Ms Brahmansul 207” (JDH Wellington Manso x Ms Brahmansul 9) de 33 meses e 734kg. Também é oriundo da Brahmansul, o grande campeão “Mr Brahmansul 208” (JDH Wellington Manso x Ms Brahmansul 9) de 33 meses e 941kg, campeão touro sênior. A seleção de Luís Antonio Bordin da Fazenda São Miguel Arcanjo de Porto Mauá/RS, conquistou o título de reservado de grande campeão, com “Mr Iaba 145” (Mr V8 287/5 x Conchita) de 31 meses e 885kg.

Após as avaliações em pista, criadores, tratadores, organizadores e demais convidados, foram recebidos para um agradável coquetel de entrega de prêmios, que contou com a presença do engenheiro agrônomo Milton Racho, presidente da comissão geral de pecuária da 20ª Fenasoja, da médica veterinária Ângela de Faria Maraschin, presidente da 20ª Fenasoja e de Luís Antônio Benvegnú, vice-prefeito de Santa Rosa. Além de troféus, os expositores e tratadores receberam uma premiação total de R$ 10.000,00, distribuídos entre os participantes, vencedores e tratadores.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012