Arquivos

13-50-2014
Gir Leiteiro pisa forte em sua estreia na Festleite em Anta Gorda

Para representar o zebu de aptidão leiteira na Festleite, a raça Gir Leiteiro reuniu cinco expositores entre os dias 24 e 27 de abril no Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri em Anta Gorda/RS. O tradicional evento da cadeia produtiva do leite atraiu cerca de 35 mil pessoas, de acordo com os organizadores do evento. Foram quatro dias de feira, exposições, seminários, entretenimento e gastronomia. O Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL) e a Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) organizaram em conjunto a mostra da raça, que marcou a abertura do calendário do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro (RGGL), que chega à sua 4ª edição neste ano. Em sua estréia oficial no evento, a raça foi representada por exemplares com genética provada para leite e com conformação moderna, impressionando o público visitante também pela qualidade das matrizes em lactação expostas. Inclusive, os visitantes puderam acompanhar a ordenha mecanizada das fêmeas em exposição, o que serviu para demonstrar a versatilidade dos zebuínos leiteiros para diferentes sistemas de exploração.

O ponto alto da programação foi o julgamento, realizado na sexta-feira, 25 de abril. Nathã Carvalho, estudante de zootecnia, foi o convidado pelo NGCGL para a definição dos campeões. “Observamos animais muito bem preparados e dentro dos padrões preconizados atualmente pela raça. Todas as categorias contaram com exemplares com muito caráter e força leiteira, principalmente as categorias de vacas paridas, pois contaram com a participação de fêmeas jovens de excelentes sistemas mamários” enfatizou.

Resultados
Na disputa pelo título de melhor novilha, a campeã novilha menor “S.A Flor” (Jaguar TE do Gavião x Esborna TE de Brasília) de 14 meses, foi definida como campeã. O animal foi exposto por Álvaro José Bombonatto, selecionador do Sítio Santo Antônio em Nova Alvorada/RS. Do mesmo criador, veio o casal grande campeão. A fêmea, “S.A Divina” (C.A Sansão x Zureta JO) de pouco mais de 36 meses, venceu anteriormente o campeonato vaca jovem. “Diamante” (Teatro da Silvânia x Enjerica da Epamig) de 31 meses foi eleito o grande campeão. Anteriormente, ele venceu o campeonato macho jovem. Da seleção de Iliseu Pressler, do Sítio Sonho de Menino de Estrela/RS, veio a reservada de grande campeã. O título foi atribuído para a reservada de campeã vaca jovem, a matriz “Nova da Epamig” (Jaguar TE do Gavião x Ingenua da Epamig) de 38 meses. O reservado de grande campeão foi “Abraão da Lobo Guará”, (Modelo de Brasília x Ingenua da Epamig), campeão júnior maior aos 19 meses. O macho é de propriedade de Jairo André Gorczevski, que concentra sua seleção na Fazenda Lobo Guará em Muitos Capões/RS.

Ao final das avaliações em pista, o vice-coordenador do NGCGL, Jairo Gorczevski realizou seu pronunciamento, agradecendo e parabenizando aos organizadores do evento pela receptividade e organização. Jairo também lembrou de agradecer aos expositores, tratadores e a equipe técnica de pista. “Hoje foi um dia muito especial para a raça” concluiu. 

Confira a galeria de fotos da participação da raça no evento, no menu "fotos".

O próximo evento em que o Gir Leiteiro estará presente será a Expoleite-Fenasul entre 14 e 18 de maio em Esteio/RS.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012